Estratégias de aprendizagem autorregulada em contabilidade: um estudo em duas instituições privadas do ensino superior catarinense

Autores

  • Thiago Bruno de Jesus Silva FURB
  • Samuel Haag Mestrando em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Licenciado em Matemática na Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Vania Tanira Biavatti
  • Luis Antonio Lay FURB

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em analisar o perfil dos estudantes de Ciências Contábeis em relação às estratégias de aprendizagem autorregulada. Para tanto, foram levantados os seguintes objetivos específicos: (a) identificar quais são as estratégias de aprendizagem autorregulada utilizadas por estudantes de Contabilidade; (b) verificar como essas estratégias poderiam ser explicadas a partir do tempo de curso, idade e gênero. Para identificar as estratégias de aprendizagem autorregulada foi utilizada a estatística descritiva e, para verificar de que forma essas estratégias poderiam ser explicadas a partir do semestre, idade e gênero do estudante, foram utilizados a Análise Fatorial e testes paramétricos de comparação de médias (teste t).
Os resultados apontaram que as estratégias mais empregadas são: revisão, ajuda externa, estrutura ambiental e autoavaliação. Ao explicar as estratégias de aprendizagem autorregulada por meio do tempo de curso, gênero e idade, os resultados indicaram que as médias são significativamente diferentes para o gênero e idade. O estudo contribui para reforçar a importância de refletir sobre o ensino-aprendizagem desenvolvido com a intenção de armazenar conhecimentos e para repensar em medidas que conduzam a aprendizagem autônoma do estudante como vital para o desenvolvimento de competências profissionais, que, por sua vez, requer a revisão da prática pedagógica universitária da educação contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, FURB

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade de Blumenau (FURB). Especialista em Controladoria (UNEB). Bacharel em Ciências Contábeis (UNEB). 

Samuel Haag, Mestrando em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Licenciado em Matemática na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Mestrando em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau - FURB

Vania Tanira Biavatti

Doutora em Ciências Sociais Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora PPGCC Mestrado Ciências Contábeis – Metodologia do Ensino da Contabilidade e Departamento de Educação – Políticas Públicas, História e Legislação de Ensino. Programa de Extensão Formação Continuada a Professores da Educação Básica. Coordenação Subprojeto Gestão Escolar Democrática – PIBID/FURB.

Luis Antonio Lay, FURB

Mestre em Ciências Contábeis. Contato: Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau (SC). CEP: 89030.90

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Silva, T. B. de J., Haag, S., Tanira Biavatti, V., & Lay, L. A. (2016). Estratégias de aprendizagem autorregulada em contabilidade: um estudo em duas instituições privadas do ensino superior catarinense. Revista Mineira De Contabilidade, 17(3), 5–15. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/348

Edição

Seção

Artigos científicos: