A relação entre as variáveis macroeconômicas e o Ibovespa: Novas evidências para o Brasil

Autores

  • Luan Vinicius Bernardelli Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0003-1410-2318
  • Murilo José Borges Faculdade Cidade Verde
  • Simone Leticia Raimundini Sanches Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Cristina de Araujo Sbardellati Universidade Estadual de Maringá
  • Gustavo Henrique Leite de Castro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1164

Palavras-chave:

Ibovespa, Variáveis macroeconômicas, Mercado de capitais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre as variáveis macroeconômicas e o índice Ibovespa, no período de janeiro de 2000 a fevereiro de 2019. Para tanto, utiliza-se como metodologia a estimação de um modelo Vetor de Correção de Erros (VEC), a função impulso resposta e o teste de causalidade de Granger. Os resultados mostram que a taxa básica de juros está negativamente associada com o Ibovespa e possui causalidade no sentido de Granger, com um nível de significância de 10%, assim como uma relação positiva foi observada em relação à confiança dos agentes. O Produto Interno Bruto (PIB) não impactou positivamente o Ibovespa, diferentemente de outras aplicações empíricas, o que pode ser resultado do contexto macroeconômico do Brasil observado entre 2015 e 2019, de alta do mercado acionário ao meio de uma crise econômica. As estimativas mostraram também que as variáveis macroeconômicas respondem aos estímulos do mercado acionário, mostrando que o aumento deste possui impactos negativos no Câmbio e positivos no PIB e nas reservas internacionais. Conclui-se que o mercado de capitais é um provedor de recursos permanentes para a economia, uma vez que, a relação entre as variáveis macroeconômicas e o mercado acionário é estatisticamente significante. Dessa forma, este estudo contribui para a academia no sentido de identificar as melhores variáveis de controle nos modelos econométricos e pela determinação do Ibovespa como uma variável explicativa para o crescimento econômico dos países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Vinicius Bernardelli, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Foi Visiting Scholar na Southern Cross University (2019). Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2016). Atua nas áreas de Economia monetária e financeira, Economia Regional, Economia da Religião e Economia da Saúde. Também atua como revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais e internacionais.

Murilo José Borges, Faculdade Cidade Verde

Atualmente é funcionário do Banco do Brasil, professor da Faculdade Cidade Verde. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Especialização em Administração Tributária pela Faculdade Castelo Branco (2007), Mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e Doutorado em Teoria Econômica (2019). Tem experiência na área de Bancos e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: certificações de investimentos, economia bancária, economia monetária e financeira, econometria e econometria espacial.

 

Simone Leticia Raimundini Sanches, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2000), Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2003) e Doutorado em Administração, pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS, 2013). Docente no Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Assuntos de interesse: Contabilidade para Usuários Externos (Financial Accounting), Relato Integrado (RI) (Integrated Reporting), Pequenas e Médias Empresas, Governança da Informação Contábil, Paradigmas de Pesquisa em Contabilidade, Estudos Interdisciplinares entre Contabilidade e Organizações.

Eliane Cristina de Araujo Sbardellati, Universidade Estadual de Maringá

Concluiu graduação em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Economia na Universidade Estadual de Maringá (2004) com intercâmbio na Technische universität Ilmenau (Alemanha) e doutorado em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Possui pós-doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, Reino Unido (2018 -2019), com bolsa de pós-doutorado no exterior do CNPQ. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá e bolsista produtividade em pesquisa do CNPQ. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia, economia brasileira, politica econômica, economia internacional, crescimento e desenvolvimento econômico.

Gustavo Henrique Leite de Castro, Universidade de São Paulo

Doutorando em Economia pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bacharel em Ciências Econômicas pelas Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da Pós Graduação (lato sensu) em Economia Empresarial da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua na área da Economia com ênfase em Economia Regional e Macroeconomia.

 

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Bernardelli, L. V., Borges, M. J., Sanches, S. L. R., Sbardellati, E. C. de A., & Castro, G. H. L. de. (2020). A relação entre as variáveis macroeconômicas e o Ibovespa: Novas evidências para o Brasil. Revista Mineira De Contabilidade, 21(3), 97–112. https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1164

Edição

Seção

Artigos científicos: