Balanced Scorecard nos periódicos classificados pela Capes como Qualis A e B – Administração, Ciências Contábeis e Turismo – de 2008-2012: uma análise bibliométrica
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar as publicações científicas acerca do Balanced Scorecard (BSC), a partir dos títulos e resumos dos artigos publicados entre os anos de 2008 e 2012 nos periódicos classificados pela Capes como Qualis A e B – Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Quanto à metodologia, esta pesquisa é bibliográfica, bibliométrica, quantitativa e descritiva. A amostra é composta por 78 artigos de 48 periódicos. Os resultados revelaram que: foram publicados, em média, 15,6 artigos por ano e apenas em 2010 houve crescimento importante na quantidade de artigos; os periódicos que mais publicaram sobre o BSC foram os de classificação B3 (48,72%); quanto aos setores, 23,08% dos artigos abordaram o BSC no setor privado, 17,95% no setor público, 11,54% no 3° setor, e 47,43% dos artigos não especificaram os setores; quanto às atividades de produção, 52,56% das abordagens ocorreram nas atividades terciárias (serviços – 50,00%, comércio – 2,56%), 11,54% nas secundárias (indústria/semi-indústria), 3,85% nas primárias (agropecuária/extrativismo) e em 32,05% não houve especificação; 41,03% das experiências com o BSC foram positivas, apenas 2,56% foram negativas e 56,41% dos artigos não demonstraram, nos resumos, conclusão sobre as experiências. A hegemonia das experiências positivas frente às negativas indica que o BSC pode contribuir notavelmente para a melhoria do desempenho organizacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional