INFLUÊNCIAS DE FATORES PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS NO ESTRESSE PERCEBIDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i3.1516

Palabras clave:

Teoria da Identidade Social, Covid-19, Ensino superior

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as influências de fatores antecedentes (suporte organizacional, autoeficácia, identificação organizacional e identidade profissional) no estresse percebido dos professores de Ciências Contábeis das instituições de ensino público federais. Para tal, coletaram-se 81 respostas por meio de uma survey e os dados foram analisados por meio da técnica de equações estruturais. Evidenciou-se que o suporte organizacional influencia positivamente a identificação organizacional, e a autoeficácia influencia positivamente a identidade profissional dos docentes, mesmo em momentos de isolamento social. Apesar do suporte organizacional influenciar positivamente a identificação organizacional, ele foi indiferente em relação ao nível de estresse percebido. Da mesma forma, a autoeficácia do docente influenciou positivamente a identidade profissional, entretanto, não foi significativo em influenciar o estresse percebido. Essas evidências contribuem com a literatura e com as práticas institucionais de suporte organizacional das universidades federais, na formação dos docentes e na sua atenção à saúde psicológica.

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Biografía del autor/a

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas.
Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III
Jardim Botânico, 80210170 - Curitiba, PR – Brasil
Doutora em Contabilidade pela UFSC
E-mail: [email protected]

Elcídio Henriques Quiraque, Universidade Federal do Paraná

Elcídio Henriques Quiraque

Doutorando em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - PGCONT/UFPR da Universidade Federal do Paraná

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

E-mail:  [email protected]

https://orcid.org/0000-0002-0881-8371

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal do Paraná

Jonatas Dutra Sallaberry

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná

Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico, 80.210-170 - Curitiba, PR – Brasil

E-mail: [email protected]

https://orcid.org/0000-0001-7492-727X

Antônio Zanin, Universidade Federal do Paraná

Antônio Zanin

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

Professor de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Nova Andradina.

Endereço: Avenida Rosilene Lima Oliveira, 64 - Jardim Universitário, Nova Andradina - MS, 79750-000.

E-mail: [email protected]

https://orcid.org/0000-0001-7837-7375

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Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Santos, E. A. dos, Quiraque, E. H., Sallaberry, J. D., & Zanin, A. (2023). INFLUÊNCIAS DE FATORES PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS NO ESTRESSE PERCEBIDO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Mineira De Contabilidade, 24(3), 90–102. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i3.1516

Número

Sección

Artigos científicos: