Discriminação salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho dos contadores do nordeste brasileiro

Autores

  • Gilvan Medeiros de Santana Junior Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba - IFPB
  • Aldo Leonardo Cunha Callado Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Com este estudo, buscou-se analisar a existência de discriminação salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho dos contadores da Região Nordeste do Brasil. As Teorias Econômicas apresentam explicações de fatores que determinam as variações dos salários dos trabalhadores, tais como investimento formal em educação, segmento econômico empresarial, região do país, entre outros. No entanto, os economistas clássicos constataram a existência de disparidades salariais entre indivíduos com características semelhantes, o que deu origem à Teoria da Discriminação Salarial (TDS) como explicação desse fenômeno. A TDS é apoiada por vários modelos teóricos, sendo o mais conhecido o proposto por Becker (1957). Esta teoria defende que há discriminação no mercado, pois indivíduos com escolaridade e capacidade produtiva iguais recebem remunerações diferentes em razão do gênero e da raça. A amostra da pesquisa compreendeu 14.855 observações de profissionais de contabilidade da região Nordeste brasileira. Os dados foram coletados a partir dos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente ao ano de 2014. Por meio do método Oaxaca-Blinder decomposition, observou-se que os profissionais que possuem a titulação de mestrado são mais bem remunerados quando comparados aos que possuem apenas o curso de graduação. Notou-se também que as mulheres recebem remuneração aproximadamente 14% menor do que os homens, sendo, em média, dessa diferença, 15% (coeficiente das características observáveis 0,0216) explicado pelos atributos utilizados no modelo, e 85% (coeficiente do efeito discriminação 0,1232) representado pela existência de discriminação entre gênero, conforme preceitua o modelo de Oaxaca-Blinder (1973).

 

 

 

Palavras-Chave: Teoria da Discriminação Salarial. Remuneração. Contador.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvan Medeiros de Santana Junior, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Mestre em Ciências Contábeis – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC/UFPB). Professor da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (UAG/IFPB).

Aldo Leonardo Cunha Callado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Agronegócios – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (PPGCC/UFPB).

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Santana Junior, G. M. de, & Callado, A. L. C. (2017). Discriminação salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho dos contadores do nordeste brasileiro. Revista Mineira De Contabilidade, 18(2), 70–82. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/674

Edição

Seção

Artigos científicos: