O caso da escola contábil anglo-saxônica

Authors

  • Hamilton Parma

Abstract

No campo da doutrina contábil existem duas fortes vertentes, uma trilha o caminho da arte, a outra o da ciência. A primeira considera a contabilidade como uma "ciência da informação", sem leis,  postulados ou axiomas, moldada para o objetivo do lucro, com agrupamentos contábeis e de créditos movediços, que se transformam e oscilam ao sabor da conveniência empresarial ou da conjuntura. A sua autópsia foi exposta magistralmente nas investigações e conclusões de uma investigação do Senado norte-americano em dezembro de 1976, chefiada pelo Senador Lee Metcalf. Sendo  arte, as demonstrações contábeis retratam o ponto de vista do seu autor, ou autores. Grave, também, é a situação do manifesto conflito ético que envolve o sistema de consultoria com o simultâneo comprometimento da opinião sobre os reflexos contábeis do cliente.

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Published

2016-08-12

How to Cite

Parma, H. (2016). O caso da escola contábil anglo-saxônica. Revista Mineira De Contabilidade, 3(8), 18–19. Retrieved from https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/508