Bacharelado em Ciências Contábeis nas Universidades Federais Brasileiras: Uma Análise Discriminante de sua formação Social e Técnica
Abstract
O Bacharelado em Ciências Contábeis no Brasil possui 50% dos conteúdos presentes em sua grade curricular definidos pela Resolução CNE/CES nº. 10/2004, sendo o restante determinado pela instituição que o oferece. As áreas inseridas entre as regulamentações da resolução citada visam uma formação prioritariamente técnica, cabendo às Instituições de Ensino Superior (IES) incluir conteúdos que vão além do exclusivismo técnico, comprometendo-se com uma formação coerente com a própria definição do campo das ciências sociais do qual a Ciência Contábil faz parte. Neste caminho, para uma formação social dos seus ingressos, algumas IES oferecem a possibilidade de participação em Projetos de Extensão, o que foi considerado fundamental nos resultados da pesquisa. Ademais, as disciplinas com enfoque social se fazem necessárias na formação acadêmica de todas as profissões, já que é por meio delas que se constrói um profissional mais completo, apto a enfrentar as adversidades de uma sociedade tão complexa em demandas. Por esse motivo, o estudo possui caráter relevante, pois na profissão contábil isso se torna ainda mais necessário, visto que as informações geradas pelos contabilistas são de grande importância para a tomada de decisão nas instituições e precisam ser pautadas pela ética e responsabilidade. Portanto, buscou-se identificar a oferta de disciplinas cujos conteúdos não estão previstos na resolução citada, procurando relacioná-los com a formação social dos futuros bacharéis em Contabilidade. Por meio de uma análise discriminante, observou-se que o índice de enfoque social trabalhado nas universidades federais brasileiras é baixo. Diante disso, mostra-se necessária uma ação conjunta entre IES e estudantes para inversão do quadro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional