Bacharelado em Ciências Contábeis nas Universidades Federais Brasileiras: Uma Análise Discriminante de sua formação Social e Técnica
Resumen
O Bacharelado em Ciências Contábeis no Brasil possui 50% dos conteúdos presentes em sua grade curricular definidos pela Resolução CNE/CES nº. 10/2004, sendo o restante determinado pela instituição que o oferece. As áreas inseridas entre as regulamentações da resolução citada visam uma formação prioritariamente técnica, cabendo às Instituições de Ensino Superior (IES) incluir conteúdos que vão além do exclusivismo técnico, comprometendo-se com uma formação coerente com a própria definição do campo das ciências sociais do qual a Ciência Contábil faz parte. Neste caminho, para uma formação social dos seus ingressos, algumas IES oferecem a possibilidade de participação em Projetos de Extensão, o que foi considerado fundamental nos resultados da pesquisa. Ademais, as disciplinas com enfoque social se fazem necessárias na formação acadêmica de todas as profissões, já que é por meio delas que se constrói um profissional mais completo, apto a enfrentar as adversidades de uma sociedade tão complexa em demandas. Por esse motivo, o estudo possui caráter relevante, pois na profissão contábil isso se torna ainda mais necessário, visto que as informações geradas pelos contabilistas são de grande importância para a tomada de decisão nas instituições e precisam ser pautadas pela ética e responsabilidade. Portanto, buscou-se identificar a oferta de disciplinas cujos conteúdos não estão previstos na resolução citada, procurando relacioná-los com a formação social dos futuros bacharéis em Contabilidade. Por meio de uma análise discriminante, observou-se que o índice de enfoque social trabalhado nas universidades federais brasileiras é baixo. Diante disso, mostra-se necessária uma ação conjunta entre IES e estudantes para inversão do quadro.
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