MULHERES NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E O RISCO DA FIRMA
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1145Palavras-chave:
Mulheres, Conselho de Administração, RiscoResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar o impacto da presença de mulheres nos conselhos de administração sobre o risco financeiro e de mercado da firma. Para seu desenvolvimento, foram coletados dados de empresas listadas na B3 no período de 2010 a 2017 e estimados em regressão em painel com efeito fixo de ano, cujas proxies de risco foram o beta, risco idiossincrático, o desvio padrão dos retornos diários, a alavancagem financeira e o modelo de previsão de insolvência de Altman (2002). Os resultados apontam que a presença de ao menos uma mulher no conselho tende a melhorar as condições de risco de mercado da firma, analisado pelo beta e ao mesmo tempo mostram que empresas com mais mulheres têm risco idiossincrático e financeiro (medido pelo z-score de Altman) maiores. Assim, o papel da mulher nos conselhos reside no fato de que suas discussões e análises mais intensas podem implicar em escolha de projetos de investimento que, mesmo comprometendo a liquidez da firma, podem trazer mais retornos e ainda controlar o fluxo de recursos. Portanto, seria uma forma de monitoramento e controle das ações dos gestores, de complementar a governança da firma e consequentemente melhorar a reputação da firma perante o mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cleyton Vilmar de Oliveira Zucchi, Talles Vianna Brugni, Silvania Neris Nossa, Aziz Xavier Beiruth
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional