Perspectivas dos contadores em relação à implantação do eSocial

Autores

  • Lucimara da Silva de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Tayana Pereira Santana Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Zilton Bartolomeu Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Resumo

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) refere-se à escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista, sendo classificado como o maior e mais complexo projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O objetivo deste estudo foi analisar as perspectivas dos contadores em relação à implantação do eSocial. Quanto à abordagem, utilizou-se a metodologia quantitativa, a descritiva para o objetivo, e pesquisa de levantamento quanto aos procedimentos. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário que foi validado por três professores da área, com dezessete questões fechadas, baseado nos autores Abrantes (2014) e Volpatto (2014). A população desta pesquisa foi de 5.345 contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC), resultando em uma amostra de 251 respondentes. Os principais resultados apontaram que os profissionais demonstraram conhecimento em relação ao eSocial, no entanto, não estão preparados para esta nova obrigação e pretendem investir em capacitação, tecnologia da informação e consultorias. Além disto, os profissionais acreditam que, com a implantação do eSocial, haverá uma pequena redução da burocracia e um grande aumento do cumprimento dos direitos trabalhistas. Por fim, as perspectivas dos contadores em relação à implantação do eSocial não são positivas, uma vez que, como os próprios respondentes afirmaram, não estão preparados para esta mudança. E ainda, a maioria dos contadores acredita que o maior beneficiado com a implantação do eSocial será o governo.

 

Palavras-Chave: Perspectivas. Contadores. eSocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara da Silva de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Tayana Pereira Santana, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Zilton Bartolomeu Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Especialista em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Docente do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Oliveira, L. da S. de, Santana, T. P., & Martins, Z. B. (2017). Perspectivas dos contadores em relação à implantação do eSocial. Revista Mineira De Contabilidade, 18(2), 41–53. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/686

Edição

Seção

Artigos científicos: