Mobile learning na educação contábil: uma análise do processo de adoção de tecnologia sob a percepção discente

Autores

  • Daniel Ramos Nogueira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Eloisa Maistro Bornal Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Eder Aparecido Barbante Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Isabela Naozuka Matsuoka Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Atualmente, o uso da tecnologia no cotidiano tem se tornado constante. Seja para comunicação, leitura, serviços bancários ou qualquer outra atividade, cada dia mais o celular aparece como solução para as demandas rotineiras. Contudo, seu uso no ambiente educacional ainda é restrito, deixando de contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Em complemento, nota-se que a geração de estudantes é composta, em grande parte, por integrantes das chamadas Gerações Z e Y, que têm ampla afinidade com a tecnologia. Considerando este contexto, a presente pesquisa buscou identificar quais fatores afetam a adoção do aplicativo Contábil Quiz pelos discentes do curso de Ciências Contábeis. Foi realizada uma pesquisa de campo utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados, por meio do qual se verificou quais os fatores, segundo o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT), afetam a intenção de uso do aplicativo. Foram pesquisados 82 estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Contábeis de uma universidade paranaense. Após a análise, utilizando a modelagem de equações estruturais, pôde-se perceber que os fatores mais significativos foram Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço e Influência Social. Os resultados têm potencial para contribuir do ponto de vista prático, sugerindo a adoção do recurso em mais universidades, uma vez que a pesquisa demonstrou que os estudantes têm interesse na sua adoção e percebem que ela pode trazer benefícios (Expectativa de Desempenho) e que o processo de adoção não será complexo (Expectativa de Esforço).

 

Palavras-chave: Tecnologia. Ensino. Contabilidade. Celular. Aplicativo.

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Biografia do Autor

Daniel Ramos Nogueira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Adjunto do Depto. de Ciências Contábeis (UEL)
Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Eloisa Maistro Bornal, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis (UEL)

Eder Aparecido Barbante Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduando do Curso de Ciências Contábeis (UEL)

Isabela Naozuka Matsuoka, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis (UEL)

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Nogueira, D. R., Bornal, E. M., Barbante Junior, E. A., & Matsuoka, I. N. (2017). Mobile learning na educação contábil: uma análise do processo de adoção de tecnologia sob a percepção discente. Revista Mineira De Contabilidade, 18(2), 5–16. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/657

Edição

Seção

Artigos científicos: