Informação Contábil e Tomada de Decisão: Evidências de Uso em uma Organização Industrial de Médio Porte

Autores

  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Vitor Jose Moura de Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Desde a apresentação dos estudos de Fayol a contabilidade vem sendo vista como um poderoso sistema de informações para auxílio no processo de tomada de decisão, sendo esta, inclusive, sua função por gênese e excelência. Porém, a relação teórica entre uso da informação contábil e tomada de decisão parece não ter na evidência empírica o reflexo dos desenvolvimentos teóricos, em particular quando se analisa o processo decisório em pequenas e médias empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é investigar como a informação advinda da contabilidade é utilizada no processo decisório em PMEs. Empregou-se uma investigação em uma organização industrial de médio, tendo em vista a notoriedade social de tal empreendimento e seu expressivo crescimento nos últimos 10 anos, tendo por sujeito da pesquisa o gestor geral. Os resultados apontam que o gestor ou não utiliza ou pouco utiliza as informações contábeis em suas decisões. Foram encontradas evidências de que o gestor toma decisões com base em informações, porém, estas não advêm da contabilidade, mas de uma ferramenta de gestão (software). Sugere-se continuar pesquisas envolvendo pequenas e médias empresas no tocante a entender como nestas organizações o processo decisório se realizada e quais informações são utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (2006), MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008), Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2011) e encontra-se cursando o Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é docente efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA - Núcleo de Gestão), lecionado em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão e negócios. Tem interesse em pesquisas com ênfase na Competitividade do Varejo, envolvendo interesses como Competitividade e Tributação no Varejo; Redes de Cooperação Interorganizacionais; Uso de informações Contábeis, Ensino/Aprendizagem em Negócios. É instrutor convidado do Conselho Regional de Administração (CRA/PE) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PE).

Vitor Jose Moura de Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Xavier Filho, J. L. J., & Lima, V. J. M. de. (2016). Informação Contábil e Tomada de Decisão: Evidências de Uso em uma Organização Industrial de Médio Porte. Revista Mineira De Contabilidade, 17(3), 70–82. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/389

Edição

Seção

Artigos científicos: