Investimento público por aluno no nível superior em Ciências Contábeis em um dos campi da UNESPAR-PR

Autores

  • Cleber Broietti UNESPAR- APUCARANA - PR
  • Lucineia Chiarelli

Resumo

O número de Instituições de ensino superior no Brasil aumentou nos últimos anos, inclusive as instituições de ensino público, porém com a crise econômica os recursos do Estado para essas instituições públicas diminuíram. Para os gestores dessas entidades é importante ter conhecimento sobre a gestão de custo, inclusive o custo por aluno que proporciona a eles mais informações para administrar as instituições de ensino. O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar o custo por aluno do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior localizada no norte do Paraná. Para realização desse estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica fundamentou o referencial teórico, no qual buscou conhecer e analisar o conceito de custos, à luz de teorizações de autores da área contábil. A pesquisa documental foi composta por dados ofertados pela própria instituição. Para a análise dos dados, o método utilizado foi o Custeio por Absorção, foi possível separar o custo direto do curso de Contábeis através dos salários dos professores que lecionam no curso. Os resultados alcançados apresentaram um custo elevado por aluno do curso de Ciências Contábeis principalmente para os estudantes do período diurno, onde o número de alunos é menor e existe uma concentração maior de professores com titulação maior e consequentemente maiores salários.

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Publicado

2016-11-30

Como Citar

Broietti, C., & Chiarelli, L. (2016). Investimento público por aluno no nível superior em Ciências Contábeis em um dos campi da UNESPAR-PR. Revista Mineira De Contabilidade, 17(3), 59–69. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/311

Edição

Seção

Artigos científicos: