Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-08-31. Leia a versão mais recente.

RELAÇÃO CUSTO VERSUS QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1502

Palavras-chave:

Custeio, Qualidade dos serviços, Setor de energia elétrica

Resumo

Este estudo tem como objetivo examinar a relação entre os custos e a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3). A amostra é formada por 21 empresas com dados referentes ao período 2015-2019. O custo foi mensurado a partir do valor reconhecido pelas empresas como custo do serviço prestado para cada exercício social na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Como medidas para a qualidade dos serviços prestados, adotou se: (i) Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) – medida de qualidade externa; e (ii) Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) – medidas de qualidade internas. Como medidas de controle, foram testadas a idade, gastos com Pesquisa & Desenvolvimento, rentabilidade, governança corporativa e controle. Foram feitas estimações com regressões lineares em painel balanceado e regressão quantílica. Os resultados mostram que o custo desses serviços absorve, na média, mais de 80% do faturamento. O custo reconhecido no período relaciona-se positivamente com a qualidade dos serviços ofertados. A evidência mostra que maiores valores de custo explicam aumentos no IASC e reduções de DEC e FEC, sinalizando o efeito favorável do custo na qualidade nesse setor. As medidas de controle também explicam variações da qualidade. Conclui-se que o custo pode ter o papel de variável estratégica importante na prestação de serviço dentro do setor de energia elétrica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Glauber Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor do Departamento de Contabilidade (UFC)

Doutor em Administração e Controladoria (UFC)

Andreia Arruda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em Ciências Contábeis

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

2023-08-31

Versões

Como Citar

Santos, J. G. C. dos, & Oliveira, A. A. de. (2023). RELAÇÃO CUSTO VERSUS QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL. Revista Mineira De Contabilidade, 24(2), 86–97. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1502

Edição

Seção

Artigos científicos: