DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS NA EDUCAÇÃO CONTÁBIL
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ADEQUAÇÃO DAS EMENTAS CURRICULARES DAS DISCIPLINAS DE TECNOLOGIA EM CONTABILIDADE ÀS DEMANDAS DE MERCADO NO BRASIL, ESTADOS UNIDOS E PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1429Palavras-chave:
Competências profissionais, Ciências Contábeis, Tecnologia, Mercado de trabalho, EmpregabilidadeResumo
O presente estudo objetiva investigar a adequação das ementas curriculares das disciplinas de tecnologia em contabilidade às demandas do mercado no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Foram analisados os conteúdos das ementas das disciplinas de tecnologia de 6 cursos de graduação em contabilidade de 6 Instituições de Ensino Superior (IES), sendo 2 IES de cada país. Ademais, foram realizadas 3 entrevistas semiestruturadas individuais com profissionais contábeis que atuam nos países pesquisados, sendo um profissional em cada país. A originalidade do estudo reside no fato de investigar as novas tecnologias contábeis demandadas por profissionais do mercado como também sua adequação pelas ementas curriculares de IES do Brasil, Estados Unidos e Portugal. Quanto aos resultados obtidos, dentre os cursos analisados, foi identificado que os cursos de contabilidade das duas IES portuguesas foram os que apresentaram a menor quantidade de disciplinas e conteúdos relacionados à tecnologia na contabilidade. Os entrevistados destacaram que as disciplinas de tecnologia precisam ser inseridas ao longo do curso de contabilidade, para que os discentes possam ter contato com tecnologias utilizadas pelas empresas, visando atender a demanda do mercado de trabalho contemporâneo que necessita de profissionais da contabilidade que possuam habilidades técnicas e tecnológicas. O artigo contribui e inova ao investigar as ementas curriculares de disciplinas de tecnologia aplicadas à contabilidade em instituições de ensino brasileiras, norte-americanas e portuguesas e compará-las com as percepções dos profissionais da área contábil.
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