ANÁLISE DOS RELATÓRIOS INTEGRADOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1424Palavras-chave:
Relato Integrado, Instituições Financeiras, Pandemia de Covid-19, Responsabilidade Social Corporativa, Pacto GlobalResumo
Esse estudo tem por objetivo analisar os relatórios integrados no contexto da COVID-19, utilizando como critério as informações relacionadas ao conceito dos capitais e examinando os relatórios das principais instituições financeiras privadas do Brasil. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva e documental. A amostra contempla as três maiores instituições financeiras privadas do Brasil e analisa os relatórios integrados de 2020. As instituições financeiras são analisadas com base em 17 indicadores, que medem o capital financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento e natural. Os resultados mostram que houve mudanças nas informações reportadas em todos os capitais do Relato Integrado (RI), sendo que o capital social foi o que mais teve informações reportadas. Assim, pode-se inferir que no contexto da pandemia, as instituições realizaram mais parcerias com hospitais, doações e apoio à comunidade, o que resultou em uma maior divulgação desse tipo de capital em seus relatórios. O estudo contribui para aferir sobre as mudanças ocorridas nos relatórios integrados, motivadas pelo contexto da pandemia. Ademais, esse estudo serve como suporte, para que se inicie o debate sobre a qualidade dos relatórios integrados em todos os setores da indústria. Os resultados da pesquisa podem auxiliar gestores no aperfeiçoamento de seus relatórios integrados, ao investir mais recursos financeiros para elaboração e comunicação desse tipo de documento, que é uma ferramenta de transparência e legitimidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-11-30 (2)
- 2023-08-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vivian Maira Anschau; Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro; Alan Bandeira Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional