ANÁLISE DOS RELATÓRIOS INTEGRADOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1424Palavras-chave:
Relato Integrado, Instituições Financeiras, Pandemia de Covid-19, Responsabilidade Social Corporativa, Pacto GlobalResumo
Esse estudo tem por objetivo analisar os relatórios integrados no contexto da COVID-19, utilizando como critério as informações relacionadas ao conceito dos capitais e examinando os relatórios das principais instituições financeiras privadas do Brasil. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva e documental. A amostra contempla as três maiores instituições financeiras privadas do Brasil e analisa os relatórios integrados de 2020. As instituições financeiras são analisadas com base em 17 indicadores, que medem o capital financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento e natural. Os resultados mostram que houve mudanças nas informações reportadas em todos os capitais do Relato Integrado (RI), sendo que o capital social foi o que mais teve informações reportadas. Assim, pode-se inferir que no contexto da pandemia, as instituições realizaram mais parcerias com hospitais, doações e apoio à comunidade, o que resultou em uma maior divulgação desse tipo de capital em seus relatórios. O estudo contribui para aferir sobre as mudanças ocorridas nos relatórios integrados, motivadas pelo contexto da pandemia. Ademais, esse estudo serve como suporte, para que se inicie o debate sobre a qualidade dos relatórios integrados em todos os setores da indústria. Os resultados da pesquisa podem auxiliar gestores no aperfeiçoamento de seus relatórios integrados, ao investir mais recursos financeiros para elaboração e comunicação desse tipo de documento, que é uma ferramenta de transparência e legitimidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vivian Maira Anschau; Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro; Alan Bandeira Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International