O QUE É SER UM BOM PROFESSOR? ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES PELA ÓTICA DISCENTE

Autores

  • Raissa Silveira de Farias FEA-RP/USP
  • João Paulo Resende de Lima FEA/USP http://orcid.org/0000-0002-4703-2603
  • Elisabeth de Oliveira Vendramin FEA-RP/USP
  • Adriana Maria Procópio de Araujo Professora Titular no depto de Contabilidade da FEA-RP/USP
  • Roselaine Ruviaro Zanini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t02

Palavras-chave:

competências docentes; ensino contábil; ensino superior

Resumo

A presente pesquisa visou analisar quais competências são consideradas importantes no perfil de um bom professor de Contabilidade na ótica discente. Para tanto, a amostra contou com 80 estudantes do curso de Ciências Contábeis e 100 do curso de Economia Empresarial e Controladoria da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto. A estratégia de pesquisa utilizada foi um levantamento, cujos dados foram coletados por meio de um questionário desenvolvido por Pereira (2007) e validado por Kühl et al (2013). O instrumento de coleta é composto por questões relacionadas ao perfil do respondente e por 21 assertivas avaliadas por meio de uma escala Likert de cinco pontos. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontam que na visão dos discentes os atributos mais importantes para um bom docente de contabilidade são: ter clareza na exposição dos conteúdos; domínio sobre os conhecimentos específicos, ser ético e comprometido. Pela análise fatorial verificou-se seis fatores explicativos: “ajudar” e “aplicação” foram os que apresentaram maior porcentagem da variância explicada, indicando a importância da disponibilidade e interesse do docente em ajudar, seguido do fato de ter a experiência em utilizar em sala de aula exemplos concretos de aplicações práticas dos conhecimentos teóricos. Assim, torna-se evidente a necessidade do aperfeiçoamento da prática docente, uma vez que identificar as competências de um bom professor pode auxiliar em seu processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Resende de Lima, FEA/USP

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade FEA/SP (2018 - atualmente)
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade FEA-RP/USP (2016 - 2018)
Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-RP/USP (2012-2015)
Pesquisador do Observatório de Educação e Pesquisa no Ensino da Contabilidade - EDUPEC: http://ensinocontabil.fearp.usp.br/
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315416H6

Downloads

Publicado

2018-12-21 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Farias, R. S. de, Lima, J. P. R. de, Vendramin, E. de O., Araujo, A. M. P. de, & Zanini, R. R. (2020). O QUE É SER UM BOM PROFESSOR? ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES PELA ÓTICA DISCENTE. Revista Mineira De Contabilidade, 19(3), 15–27. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t02 (Original work published 21º de dezembro de 2018)

Edição

Seção

Artigos científicos: