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O QUE É SER UM BOM PROFESSOR? ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES PELA ÓTICA DISCENTE

Autores

  • Raissa Silveira de Farias FEA-RP/USP
  • João Paulo Resende de Lima FEA/USP http://orcid.org/0000-0002-4703-2603
  • Elisabeth de Oliveira Vendramin FEA-RP/USP
  • Adriana Maria Procópio de Araujo Professora Titular no depto de Contabilidade da FEA-RP/USP
  • Roselaine Ruviaro Zanini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t02

Resumo

A presente pesquisa visou analisar quais competências são consideradas importantes no perfil de um bom professor de Contabilidade na ótica discente. Para tanto, a amostra contou com 80 estudantes do curso de Ciências Contábeis e 100 do curso de Economia Empresarial e Controladoria da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto. A estratégia de pesquisa utilizada foi um levantamento, cujos dados foram coletados por meio de um questionário desenvolvido por Pereira (2007) e validado por Kühl et al (2013). O instrumento de coleta é composto por questões relacionadas ao perfil do respondente e por 21 assertivas avaliadas por meio de uma escala Likert de cinco pontos. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontam que na visão dos discentes os atributos mais importantes para um bom docente de contabilidade são: ter clareza na exposição dos conteúdos; domínio sobre os conhecimentos específicos, ser ético e comprometido. Pela análise fatorial verificou-se seis fatores explicativos: “ajudar” e “aplicação” foram os que apresentaram maior porcentagem da variância explicada, indicando a importância da disponibilidade e interesse do docente em ajudar, seguido do fato de ter a experiência em utilizar em sala de aula exemplos concretos de aplicações práticas dos conhecimentos teóricos. Assim, torna-se evidente a necessidade do aperfeiçoamento da prática docente, uma vez que identificar as competências de um bom professor pode auxiliar em seu processo formativo.

Palavras-chave: competências docentes; ensino contábil; ensino superior.

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t02

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Biografia do Autor

João Paulo Resende de Lima, FEA/USP

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade FEA/SP (2018 - atualmente)
Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade FEA-RP/USP (2016 - 2018)
Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-RP/USP (2012-2015)
Pesquisador do Observatório de Educação e Pesquisa no Ensino da Contabilidade - EDUPEC: http://ensinocontabil.fearp.usp.br/
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315416H6

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Publicado

2018-12-21

Versões

Como Citar

Farias, R. S. de, Lima, J. P. R. de, Vendramin, E. de O., Araujo, A. M. P. de, & Zanini, R. R. (2018). O QUE É SER UM BOM PROFESSOR? ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES PELA ÓTICA DISCENTE. Revista Mineira De Contabilidade, 19(3), 15–27. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t02

Edição

Seção

Artigos científicos: