A ACEITAÇÃO DA DISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO SOBRE A ATITUDE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO USO DO COMPUTADOR

Autores/as

  • Marcielle Anzilago UFSC
  • Franciele do Prado Daciê UEM
  • Juliana Andressa Negri AVANTIS

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n1t03

Palabras clave:

Sistema de Informação Contábil. Atitudes computacionais. Utilidade dos Sistemas de Informação. Ciências Contábeis

Resumen

Este estudo objetivou analisar o efeito existente entre as variáveis de atitudes computacionais e a percepção de utilidade dos sistemas de informação no trabalho sobre a aceitação da disciplina de Sistema de Informação Contábil (SIC). A pesquisa foi realizada por meio de uma survey aplicada a 128 alunos matriculados a partir do quinto período do curso de Ciências Contábeis de uma universidade situada em Balneário Camboriú – SC. A análise dos dados contou com a Modelagem de Equações Estruturais via software SmartPLS 3.0. Os resultados confirmaram que as atitudes em relação aos computadores – ansiedade computacional (CA), gosto pelo uso computador (CL), utilidade percebida do computador no local de trabalho (CUW) e importância percebida do computador no local de trabalho (CIW), exercem um efeito positivo direto sobre a aceitação pelos alunos da disciplina de Sistemas de Informação. Em contrapartida, não foram encontrados resultados significativos que sustentem o efeito percepção sobre utilidade dos SIC no trabalho e a aceitação da disciplina de Sistema de Informação Contábil. Diante desse achado, acredita-se que pesquisas posteriores podem aprofundar as análises acerca de possíveis carências da disciplina de SIC para atender as reais necessidades empresariais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-04-20 — Actualizado el 2020-12-16

Versiones

Cómo citar

Anzilago, M., Daciê, F. do P., & Negri, J. A. (2020). A ACEITAÇÃO DA DISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO SOBRE A ATITUDE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO USO DO COMPUTADOR. Revista Mineira De Contabilidade, 19(1), 28–41. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n1t03 (Original work published 20 de abril de 2018)

Número

Sección

Artigos científicos: