A ACEITAÇÃO DA DISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO SOBRE A ATITUDE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO USO DO COMPUTADOR

Autores

  • Marcielle Anzilago UFSC
  • Franciele do Prado Daciê UEM
  • Juliana Andressa Negri AVANTIS

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n1t03

Palavras-chave:

Sistema de Informação Contábil. Atitudes computacionais. Utilidade dos Sistemas de Informação. Ciências Contábeis

Resumo

Este estudo objetivou analisar o efeito existente entre as variáveis de atitudes computacionais e a percepção de utilidade dos sistemas de informação no trabalho sobre a aceitação da disciplina de Sistema de Informação Contábil (SIC). A pesquisa foi realizada por meio de uma survey aplicada a 128 alunos matriculados a partir do quinto período do curso de Ciências Contábeis de uma universidade situada em Balneário Camboriú – SC. A análise dos dados contou com a Modelagem de Equações Estruturais via software SmartPLS 3.0. Os resultados confirmaram que as atitudes em relação aos computadores – ansiedade computacional (CA), gosto pelo uso computador (CL), utilidade percebida do computador no local de trabalho (CUW) e importância percebida do computador no local de trabalho (CIW), exercem um efeito positivo direto sobre a aceitação pelos alunos da disciplina de Sistemas de Informação. Em contrapartida, não foram encontrados resultados significativos que sustentem o efeito percepção sobre utilidade dos SIC no trabalho e a aceitação da disciplina de Sistema de Informação Contábil. Diante desse achado, acredita-se que pesquisas posteriores podem aprofundar as análises acerca de possíveis carências da disciplina de SIC para atender as reais necessidades empresariais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-20 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Anzilago, M., Daciê, F. do P., & Negri, J. A. (2020). A ACEITAÇÃO DA DISCIPLINA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO SOBRE A ATITUDE DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO USO DO COMPUTADOR. Revista Mineira De Contabilidade, 19(1), 28–41. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n1t03 (Original work published 20º de abril de 2018)

Edição

Seção

Artigos científicos: