Os impactos financeiros da comercialização dos créditos de carbono em uma empresa florestal brasileira

Autores/as

  • Patricia Regina Teles de Ávila

Resumen

Os impactos ambientais, ao serem evitados pelas empresas, podem render a elas créditos de carbono. Já existem mercados próprios para comercialização desses créditos, entre eles a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Diante dos investimentos feitos por uma empresa florestal para gerar créditos de carbono surgiu a pergunta: Os referidos investimentos seriam viáveis econômica e financeiramente para a empresa? Este estudo se propôs a verificar essa viabilidade por meio de pesquisa bibliográfica documental e avaliação
de índices econômicos e financeiros dos números divulgados nos demonstrativos contábeis da empresa. Para isso, foram feitas projeções de fluxo de caixa, levando-se em consideração possíveis cenários, desde a comercialização total dos créditos gerados até a sua não comercialização em função da não aprovação do projeto pelas autoridades competentes. O objetivo geral deste trabalho
foi verificar se os investimentos realizados pela empresa se tornaram viáveis econômica e financeiramente e estimar os resultados financeiros na comercialização dos créditos de carbono. O estudo verificou a viabilidade do projeto na maioria de suas projeções, além da geração de um ganho para a população, constatando a inviabilidade de apenas uma delas.

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Publicado

2016-04-13

Cómo citar

Teles de Ávila, P. R. (2016). Os impactos financeiros da comercialização dos créditos de carbono em uma empresa florestal brasileira. Revista Mineira De Contabilidade, 4(52), 44–52. Recuperado a partir de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/302