Desempenho nas disciplinas introdutórias de contabilidade: base para o sucesso do estudante no curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Luana Aparecida de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Patrícia de Souza Costa
  • Reiner Alves Botinha Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Tavares Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O desempenho anterior do estudante é uma variável de destaque na literatura quando da análise do desenvolvimento desse aluno em um determinado curso. Os discentes que apresentaram um bom desempenho no início do curso ou em determinada disciplina teriam forte probabilidade de ter êxito nas matérias subsequentes do curso. As disciplinas de contabilidade ministradas no primeiro ano da graduação em Ciências Contábeis representam a base do conhecimento contábil, o que pode tornar essencial o aprendizado do conteúdo dessas matérias
para o bom desempenho do estudante nas disciplinas subsequentes. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar se o desempenho alcançado pelo discente do curso de Ciências Contábeis nas disciplinas iniciais de contabilidade está relacionado com a aprovação desse aluno nas demais disciplinas do curso. Os dados desta pesquisa foram obtidos junto a uma Instituição de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais por meio do histórico escolar de 63 discentes que ingressaram na IES no primeiro semestre do ano de 2009. Por meio de
regressão logística, identificou-se uma associação positiva entre o desempenho do estudante nas disciplinas iniciais de contabilidade e a aprovação naquelas ministradas em períodos posteriores, pois, das 22 analisadas, 77% tiveram interferência no resultado alcançado nas disciplinas introdutórias dos dois primeiros períodos do curso de Ciências Contábeis. Esses resultados
sugerem que o desempenho do estudante nas disciplinas iniciais do curso de Ciências Contábeis pode influenciar seu desenvolvimento nas matérias subsequentes.


Palavras-chave: Desempenho acadêmico. Disciplinas iniciais. Desempenho anterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Patrícia de Souza Costa

Doutora em Ciências Contábeis (FEA-USP) e Mestre em Ciências Contábeis (PMIPG UNB/UFPB/UFPE).
Coordenadora e Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Professora de Graduação da Faculdade Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Reiner Alves Botinha, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Curso de Ciências Contábeis na Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP).

Marcelo Tavares, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia (ESALQ-USP) e Mestre em Agronomia (Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas – UFLA).  Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

de Oliveira, L. A., Costa, P. de S., Botinha, R. A., & Tavares, M. (2016). Desempenho nas disciplinas introdutórias de contabilidade: base para o sucesso do estudante no curso de Ciências Contábeis. Revista Mineira De Contabilidade, 17(2), 72–83. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/242

Edição

Seção

Artigos científicos: