AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE:

PERSPECTIVAS DOS DOCENTES EM CONTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1427

Palavras-chave:

Avaliação de Aprendizagem, Práticas Docentes, Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos professores, de cursos de Ciências Contábeis de Universidades públicas do Nordeste brasileiro, acerca das práticas docentes na avaliação da aprendizagem. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com resultados obtidos a partir de autorrelatos, construídos mediante um questionário estruturado, composto de perguntas abertas e adaptado do estudo de Lima, Vendramin e Tonin (2020). Tal perspectiva metodológica permitiu o levantamento de reflexões acerca da vivência, da autoavaliação da prática docente e do processo de formação e do crescimento do público investigado. Os questionários foram enviados, via e-mail, por meio de um formulário do Google Forms, para 90 docentes de universidades públicas do Nordeste, dos cursos de Ciências Contábeis, com retorno de 21 profissionais. Os resultados deste estudo apontam que as experiências com disciplinas, nos cursos de pós-graduação, foram relevantes para a formação da identidade dos docentes. Além disso, observou-se o uso de diversos métodos de aprendizagem, avaliação e de recursos tecnológicos, o que promoveu uma formação socioconstrutivista. Os achados desta pesquisa contribuem para a reflexão, por parte dos docentes, sobre as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula e as diversas formas de avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keliane de Melo Ramalho, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN, especialista em Auditoria e Perícia - Faveni, Graduada em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atuou como monitora da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Básica I, foi bolsista dos projetos de extensão ''Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil'' e ''Abordagens Teóricas e práticas em controle interno'' pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, contabilidade pública, terceiro setor, finanças comportamentais, ensino e aprendizagem em Ciências Contábeis e informação contábil. 

Sabrina Paulino de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Contábeis na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2020). Especialista em Auditória e Perícia Contábil - FAVENI (2021), Mestranda em Ciências Contábeis (UFRN). Atuou como monitora da disciplina Auditoria, bolsista dos projetos de extensão ''Abordagens Teóricas e práticas em Perícia Contábil'' e ''Abordagens Teóricas e práticas em controle interno'' pela UERN de forma voluntária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, contabilidade pública, finanças comportamentais, finanças pessoais, contabilidade corporativa e contabilidade trabalhista. 

Levy Ruanderson Ferreira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando em Ciências Contábeis no Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Especialista em Gestão Financeira e Controladoria (2020). Bacharel em Ciências Contábeis pela Centro Universitário Facex (2017) e Cursando Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Bolsista de pesquisa por meio do convenio entre a FAPERN e Escola de Governo RN, onde atua no setor financeiro da Secretária de Administração do Estado do Rio Grande do Norte.

Aneide Oliveira Araujo, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Professora Titular Aposentada do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Lecionou no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bem como no Mestrado em Ciências Contábeis da referida instituição. Lecionou no Mestrado do Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília/Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Universidade Federal da Paraíba . Tem experiência na área de Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, custos, gestão, ensino e aprendizagem. Referee de periódicos e eventos nacionais e internacionais. Ex-bolsista CAPES em Estágio Pós-doutoral na área de sustentabilidade empresarial na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal.

 

Referências

Afonso, F., Jesús Águila, Ó. D., Amado Salvatierra, H. R., Aparicio Morataya, M. U., Argueta Quan, R. A., Barchino Plata, R., ... & Villalba de Benito, M. T. (2013). Guía metodológica para la implantación de desarrollos curriculares virtuales accesibles.

Alexandre, E. R. (2019). Avaliação das aprendizagens no ensino superior: um enfoque sobre os documentos institucionais. Brazilian Journal of Development, 5(1), 763-779.

Badia, A., & Chumpitaz-Campos, L. (2018). Teachers learn about student learning assessment through a teacher education process. Studies in educational Evaluation, 58, 1-7.

Baird, J. A., Andrich, D., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (2017). Assessment and learning: Fields apart?. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 24(3), 317-350.

Bardin, L. (2010). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições.

Bailey, R., & Garner, M. (2010). O feedback na avaliação do ensino superior vale o papel em que está escrito? Reflexões de professores sobre suas práticas. Ensino no Ensino Superior, 15(2), 187–198.

Barrio, M. I. P., Escamilla, A. C., García, M. N. G., Fernández, E. M., & de la Rosa García, P. (2015). Influence of assessment in the teaching-learning process in the higher education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 176, 458-465.

Cardano, M. (2017). Manual de pesquisa qualitativa. Uma contribuição da teoria da argumentação Petrópolis: Vozes.

Carless, D. (2015). Exploring learning-oriented assessment processes. Higher Education, 69(6), 963-976.

Cazzanelli, P., Fabrício, C. M., Amaral-Rosa, M., & Ramos, M. G. (2020). Percepções de professores acerca da avaliação da aprendizagem. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, 1(1), 49-64.

Chuieire, M. S. F. (2008). Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em avaliação educacional, 19(39), 49-64.

Dalfovo, M. S., Lana, R. A., & Silveira, A. (2008). Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, 2(3), 1-13.

Depresbiteris, L. (2007). Instrumentos de avaliação: a necessidade de conjugar técnica e procedimentos éticos. Revista Aprendizagem, 1(1).

Diniz-Pereira, J. E. (2014). Professores (as): identidades forjadas. Profissão docente: quais identidades. Uberlândia: EDUFU, 1, 55-71.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora.

Foucault, M. (2007). Discipline and punish: The birth of the prison (pp. 445-471).

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, 35(2), 57-63.

Gonçalves, M. C., Freitas, A. L. C., & Gonçalves, E. M. N. (2021). Modelo de Avaliação Formativa para a Aprendizagem com Gamificação: Um Estudo de Caso para o Ensino de Engenharia. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 358-384.

Hypolito, V. A. H. A., Rosa, S. S., & Luccas, S. (2020). Avaliação pelos pares com o uso de tecnologias digitais no ensino superior. Revista Meta: Avaliação, 12(35), 281-307.

Heinz, M. U., Quintana, A. C., & da Cruz, A. P. C. (2019). Desenvolvimento Cognitivo e Afetivo dos estudantes de Contabilidade–influência do Método de Caso à luz da Taxonomia de Bloom. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 13(4).

Iza, D. F. V., Benites, L. C., Sanches Neto, L., Cyrino, M., Ananias, E. V., Arnosti, R. P., & de Souza Neto, S. (2014). Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, 8(2), 273-292.

Leonardi, T. J., Galatti, L. R., Scaglia, A. J., De Marco, A., & Paes, R. R. (2017). Pedagogia do esporte: sinalização para a avaliação formativa da aprendizagem. Pensar a Prática, 20(1).

Lima, J. P. R., & Bertolin, R. V. (2022). Avaliação da Aprendizagem no processo de formação docente em contabilidade. Desafio Online, 10(1).

Lima, J. P. R., Vendramin, E. D. O., & Tonin, J. M. D. F. (2020). Avaliar para quê? sentidos e práticas da avaliação da aprendizagem na visão de docentes de contabilidade. In: XIV CONGRESSO ANPCONT, 2020, Foz do Iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu, 1-18.

Lopes, E. S., & Carvalho, A. C. F. (2017). Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente. Id on Line Revista de Psicologia, 10(33), 304-319.

Luckesi, C. C. (2013). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora.

Maffezzolli, A. P., & Pereira, T. M. (2020). Avaliação da aprendizagem no ensino superior: concepções e desafios. Revista Aproximação, 2(03).

Melo, J. A. S., Tonin, J. M. F., & Facci, N. (2021). Ciclo de Aprendizagem Adept E O Desempenho Acadêmico Em Contabilidade De Custos. Contabilidade Vista & Revista, 32(1), 266-290.

Minayo, M. C. S. (2017). Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista pesquisa qualitativa, 5(7), 1-12.

Moreira, V., & Monteiro, D. C. (2010). O uso de instrumentos e procedimentos de pesquisa sobre crenças: promovendo formação reflexiva. Trabalhos em Linguística Aplicada, 49(1), 205-221.

Mulliner, E., & Tucker, M. (2017). Feedback on feedback practice: perceptions of students and academics. Assessment & Evaluation in Higher Education, 42(2), 266-288.

Nganga, C. S. N., Botinha, R. A., Miranda, G. J., & Leal, E. A. (2016). Mestres e doutores em contabilidade no Brasil: uma análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(1), 83-99.

Oliveira, K. L. D., & Santos, A. A. A. D. (2005). Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. Psicologia: reflexão e crítica, 18, 118-124.

Petrucci, V. B. C., & Batiston, R. R. (2006). Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva.

Piccoli, M. R., & Biavatti, V. T. (2017). Avaliação da aprendizagem no curso de ciências contábeis: uma abordagem a partir dos instrumentos avaliativos dos planos de ensino das disciplinas do eixo profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, (225), 52-65.

Rodrigues, A. L. (2019). Didática da economia e contabilidade na formação inicial de professores: Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, (55), 53-72.

Silva, E. L., & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, 123.

Silva, F. C., Carvalho, A. C. S., Ligabo, M., Rodrigues Jr, D., & Rodrigues, R. C. (2020). Proposta para Implementar Avaliação Formativa no Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), 26.

Silva, I. L. (2018). Como as teorias da educação podem ser aplicadas no ensino da contabilidade. Millenium, 2(7), 13-20.

Souza, A. M. L. (2012). Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, 2(1), 231-254.

Souza, E. P. (2020). Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, 110-118.

Spinardi, J. D., & Both, I. J. (2018). Blended learning: o ensino híbrido e a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim técnico do senac, 44(1).

Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman; 2015.

Downloads

Publicado

2023-04-28 — Atualizado em 2023-11-30

Versões

Como Citar

Ramalho, K. de M., Oliveira, S. P. de, Silva, L. R. F. da, & Araujo, A. O. (2023). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE:: PERSPECTIVAS DOS DOCENTES EM CONTABILIDADE. Revista Mineira De Contabilidade, 24(1), 74–86. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1427 (Original work published 28º de abril de 2023)

Edição

Seção

Artigos científicos: