O ensino de artefatos de contabilidade gerencial à luz da teoria da aprendizagem vivencial: análise da vivência em um jogo de empresas

Autores/as

  • Humberto Reis dos Santos-Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-7005-7585
  • Maxwel Azevedo-Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1098

Palabras clave:

Jogos de Empresas. Contabilidade Gerencial. Aprendizagem Vivencial.

Resumen

Aliar teoria e prática é um dos grandes desafios para o ensino em escolas de negócios. Por vezes, muitos conceitos de gestão têm complexo delineamento e difícil visualização prática, como pode ocorrer com o ensino de artefatos de contabilidade gerencial. Diante disso, jogos de empresas podem proporcionar um ambiente para a prática gerencial, sob risco e incerteza controlados, para que os estudantes possam desenvolver competências necessárias à vida profissional. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva identificar as contribuições/limitações do uso de jogos de empresa para o ensino de artefatos de contabilidade gerencial. Trata-se de um estudo ex-post facto que analisa o desempenho de uma empresa simulada durante a vivência em um jogo de empresas. A partir de um problema gerencial e dos efeitos organizacionais visualizados na vivência proveniente da tomada de decisão dos estudantes, que assumiram o papel de diretores, os relatórios gerenciais produzidos pelo simulador e pelos estudantes foram analisados à luz do ciclo de Kolb, demonstrando assim, que há indícios de que a vivência pôde propiciar um ambiente que fomente o aprender pela ação em contabilidade gerencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Humberto Reis dos Santos-Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

É especialista em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa (2015) e possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Resende e mestrando em Administração, na Universidade Federal Fluminense - UFF. É pesquisador no grupo de pesquisa Organizações, Ensino e Humanidades, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na linha de pesquisa Organizações. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos ativos para o ensino de administração, empreendedorismo, administração pública e empregabilidade.

Maxwel Azevedo-Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui Mestrado Profissional em Administração (2015) e Graduação em Administração (2012) - ambos pela pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e membro pesquisador do Grupo de Pesquisas em Administração e Desenvolvimento (GPADES/UFF) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Tecnologia e Ciências (GEMTC/IFRJ). Tem experiência na área de Administração.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

Santos-Souza, H. R. dos, & Azevedo-Ferreira, M. (2020). O ensino de artefatos de contabilidade gerencial à luz da teoria da aprendizagem vivencial: análise da vivência em um jogo de empresas. Revista Mineira De Contabilidade, 21(2), 70–84. https://doi.org/10.51320/rmc.v21i2.1098

Número

Sección

Artigos científicos: