OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO SATTA E ESTRUTURA CONCEITUAL PARA O RELATÓRIO FINANCEIRO (ED/2015/3)
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t04Keywords:
Teoria da Contabilidade, Características Qualitativas , SATTA, IASB, Conceptual FrameworkAbstract
O estudo pretende desenvolver uma análise evolutiva da Teoria da Contabilidade, no que tange ao objetivo e às características qualitativas da informação contábil, por meio de análise comparativa entre os documentos SATTA e Estrutura Conceitual do IASB. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e documental, posto que o estudo baseou-se na análise específica dos documentos Statement on Accounting Theory and Theory Acceptance (SATTA) e Conceptual Framework for Financial Reporting, em fase de conclusão pelo International Accounting Standards Board (IASB). Diante do normativo mais recente sobre o entendimento do IASB sobre a Estrutura Conceitual, por meio do Basis for Conclusions on the Exposure Draft Conceptual Framework for Financial Reporting - ED/2015/3, este estudo dará destaque ao capítulo 2, que trata das características qualitativas da informação financeira útil. Conclui-se que o SATTA apresentou conceitos teóricos consolidados em 1977, que foram legitimados e mantidos nas atuais Normas Internacionais de Contabilidade.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2020-12-16 (2)
- 2018-12-21 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Nara Cristina Ferreira Mendes, José Matias Pereira, Rafael Martins Noriller, Josimar Pires da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional