DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E A TRAJETÓRIA DO CONTROLLER
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t03Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos relacionados à trajetória do Controller e o desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo levantamento ou survey, e que se caracteriza como qualitativo. O procedimento de coleta se deu por meio de um questionário eletrônico, estruturado em três blocos: Competência dos Controllers em escala de importância; Experiências essenciais no desenvolvimento de um Controller; e Perfil do respondente. A amostra foi formada a partir de uma rede social profissional, e obtiveram-se respostas de 208 profissionais, de diferentes níveis hierárquicos, tempos de carreira diversos e de todas as regiões do país. Os resultados apontaram que, com relação às competências indispensáveis, os respondentes indicaram a capacidade analítica, domínio de contabilidade e finanças, planejamento, trabalho em equipe e visão estratégica. Como principal vivência para o desenvolvimento das competências necessárias, esses Controllers apontaram as experiências profissionais. Com relação à trajetória profissional, observou-se uma tendência crescente entre o tempo de carreira e a quantidade de Controllers ocupando níveis hierárquicos mais elevados nas empresas. Ademais, verificou-se que, para chegarem a esse cargo, os profissionais devem valorizar um conjunto de experiências, tais como cursos de pós-graduação qualificados e atuação em áreas para além da contabilidade, como de auditoria e finanças. Dessa maneira, pode-se concluir que vivências acadêmicas e profissionais de naturezas diversas podem contribuir de forma incisiva para o desenvolvimento das competências essenciais às suas atividades.
Palavras-Chave: Desenvolvimento de Competências. Trajetória Profissional. Controller.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 2020-12-16 (2)
- 2018-12-21 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional