Procrastinação e desempenho acadêmico: indícios por meio da análise de correspondência

Autores

  • Derley Júnior Miranda Silva Universidade Federal de uberlândia
  • Marli Auxiliadora da Silva Universidade Federal de uberlândia
  • Marcus Sérgio Satto Vilela Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Mendes de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Buscou-se, neste estudo, investigar, por meio da técnica de Análise de Correspondência (ANACOR), se os diferentes períodos cursados e/ou em curso dos graduandos em Ciências Contábeis influenciam a procrastinação das atividades acadêmicas verificando, ainda, a associação da procrastinação às variáveis gênero e desempenho acadêmico, este caracterizado pelo Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). Para a coleta de dados foi utilizado o questionário de procrastinação de Lay (1986), composto por 20 questões que indicam o nível de procrastinação dos discentes; posteriormente, como forma de análise das respostas obtidas de 60% de estudantes de uma faculdade em uma universidade pública federal, no Pontal do Triângulo Mineiro, fez-se uso da Análise de Correspondência para verificar a associação entre as variáveis qualitativas. Os resultados indicam que: (1) os estudantes dos períodos finais do curso estão mais associados a um comportamento procrastinador; (2) os discentes do gênero feminino associam-se a um comportamento não procrastinador; e (3) os discentes cujas respostas caracterizaram comportamento procrastinador estão associados a um rendimento acadêmico de baixo a médio, ao passo que os que responderam não ter comportamento procrastinador possuem um rendimento acadêmico de médio a alto.

 

Palavras-chave: Procrastinação. Desempenho acadêmico. Análise de Correspondência (ANACOR). Ciências Contábeis.

 

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Publicado

2016-11-30

Como Citar

Miranda Silva, D. J., Auxiliadora da Silva, M., Sérgio Satto Vilela, M., & Mendes de Oliveira, R. (2016). Procrastinação e desempenho acadêmico: indícios por meio da análise de correspondência. Revista Mineira De Contabilidade, 17(3), 16–31. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/354

Edição

Seção

Artigos científicos: