Aprendizagem baseada em problemas: Relato de uma experiência no ensino em contabilidade

Autores

  • Caritsa Scartaty Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Jocykleber Meireles de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Aneide Oliveira Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Diogo Henrique Silva de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1159

Palavras-chave:

Problem-based learning. Relato de operacionalização. Controladoria empresarial.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar as contribuições da operacionalização do Problem-Based Learning (PBL) em uma disciplina de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira e os respectivos resultados dos alunos. Para tanto, a experiência foi realizada na disciplina de Controladoria Empresarial do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A coleta dos dados foi aplicada em duas turmas da disciplina de Controladoria Empresarial, uma matutina e a outra noturna, totalizando 59 participantes, por meio de questionário aplicado aos discentes para obter o feedback da aplicação realizada, da observação participante pelos tutores, e da análise documental dos critérios de avaliação, tanto dos relatórios, quanto dos documentos elaborados para a autoavaliação e avaliação pelos pares que também fizeram parte da composição da avaliação final. Sendo adotado uma abordagem qualitativa para analise dos dados, utilizando a estratégia metodológica denominada action research. Os resultados evidenciam que a operacionalização do PBL apresentou impacto positivo no desempenho dos alunos, e consequentemente, apresentou eficácia, uma vez que atingiu um dos objetivos do PBL, que é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, constata-se, tanto na observação participante quanto pelo relato dos alunos, a sugestão pela aplicação do PBL em conjunto com aulas expositivas, bem como um feedback antes da avaliação final, e ainda, que o PBL seja aplicado em outras disciplinas do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caritsa Scartaty Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Docente da Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Docente da Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Aneide Oliveira Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001). Professora Titular Aposentada do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ex-bolsista Capes em Estágio Pós-doutoral na área de sustentabilidade empresarial na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal. Endereço: Campus Universitário, Av. Salgado Filho, 59078-900, Natal - RN.

Diogo Henrique Silva de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007) e Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).   

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Moreira, C. S., de Souza, J. M., Araujo, A. O., & Silva de Lima, D. H. (2020). Aprendizagem baseada em problemas: Relato de uma experiência no ensino em contabilidade. Revista Mineira De Contabilidade, 21(3), 84–96. https://doi.org/10.51320/rmc.v21i3.1159

Edição

Seção

Artigos científicos: