IMPAIRMENT NO GOODWILL: EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DAS EMPRESAS DO “NOVO MERCADO”

Autores

  • Daniel Aparecido Cardoso Gomes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Wagner de Paulo Santiago Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) http://orcid.org/0000-0003-3644-1070
  • Izael Oliveira Santos Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Mônica Nascimento e Feitosa Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

A necessidade de harmonização das normas de Contabilidade adotadas no Brasil alinhadas com as normas internacionais levou ao processo de convergência iniciado com a Lei 11.638/07. Entre as várias abordagens desta lei, destaca-se o Impairment, que é, no Brasil, normatizado pelo Pronunciamento Técnico (PT) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) CPC 01 (R1). Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que as empresas encontraram dificuldades para a adoção deste CPC 01 – R1, com níveis muito baixos de evidenciação de informações acerca do Impairment test. Neste sentido, questionou-se: Como as empresas listadas no segmento ‘Novo Mercado’ estão procedendo quanto às exigências de divulgação do Impairment no Goodwill definidas no CPC 01 (R1)? A pesquisa caracterizou-se como descritiva, utilizou fontes bibliográfica e documental, com natureza qualitativa, tendo sido usadas estatísticas descritivas e análises comparativas com foco na verificação das demonstrações financeiras das companhias no que se refere ao Impairment test. Verificou-se que, embora algumas empresas apresentem pouca evidenciação de informações do teste de recuperabilidade, houve melhora na divulgação se comparados aos achados da pesquisa desenvolvida por Barbosa et al. (2014). As empresas, no entanto, necessitam de melhorias tanto em qualidade quanto em quantidade de informações. Observou-se também que empresas com valores mais relevantes de Goodwill para sua composição patrimonial tenderam a evidenciar maior número de informações em relação ao Impairment test; destaca-se que todas as empresas alvo da pesquisa efetuaram o teste, resultado diferente do encontrado em pesquisas anteriores.

Palavras-chave: Evidenciação. Impairment. Goodwill. Harmonização. Convergência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Aparecido Cardoso Gomes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Egresso da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Wagner de Paulo Santiago, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Departamento de Ciências Contábeis

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial – PPGDEE da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Doutor em Administração.

Izael Oliveira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Mestrando em Controladoria pela Universidade Federal de Uberlândia.

Mônica Nascimento e Feitosa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Advogada. Contadora. Mestre em Desenvolvimento Social. Doutoranda em Desenvolvimento Social. 

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

Gomes, D. A. C., Santiago, W. de P., Santos, I. O., & Feitosa, M. N. e. (2017). IMPAIRMENT NO GOODWILL: EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DAS EMPRESAS DO “NOVO MERCADO”. Revista Mineira De Contabilidade, 18(3), 16–26. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/700

Edição

Seção

Artigos científicos: