Os impactos financeiros da comercialização dos créditos de carbono em uma empresa florestal brasileira
Resumo
Os impactos ambientais, ao serem evitados pelas empresas, podem render a elas créditos de carbono. Já existem mercados próprios para comercialização desses créditos, entre eles a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Diante dos investimentos feitos por uma empresa florestal para gerar créditos de carbono surgiu a pergunta: Os referidos investimentos seriam viáveis econômica e financeiramente para a empresa? Este estudo se propôs a verificar essa viabilidade por meio de pesquisa bibliográfica documental e avaliação
de índices econômicos e financeiros dos números divulgados nos demonstrativos contábeis da empresa. Para isso, foram feitas projeções de fluxo de caixa, levando-se em consideração possíveis cenários, desde a comercialização total dos créditos gerados até a sua não comercialização em função da não aprovação do projeto pelas autoridades competentes. O objetivo geral deste trabalho
foi verificar se os investimentos realizados pela empresa se tornaram viáveis econômica e financeiramente e estimar os resultados financeiros na comercialização dos créditos de carbono. O estudo verificou a viabilidade do projeto na maioria de suas projeções, além da geração de um ganho para a população, constatando a inviabilidade de apenas uma delas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International