Informação contábil e dissonância: um estudo qualitativo sobre a divulgação das informações nos relatórios da administração de empresas listadas na Bovespa no ano de 2010

Autores

  • Willian Antônio de Castro
  • Thalita Aparecida Nogueira de Menezes
  • Jean Ferreira Assunção

Resumo

O presente estudo, fundamentado na Teoria da Dissonância Cognitiva, tem como principal objetivo verificar, de modo empírico, as práticas de divulgação das informações qualitativas presentes nos relatórios da administração, por meio de atribuições de lócus de causalidade de uma amostra de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no ano de 2010. Especificamente,
propõe-se analisar os relatórios de administração, considerando a NBC TA 700, a fim de constatar a influência do desempenho das empresas na atribuição de causalidade, considerando informações com e sem lócus de causalidade. O tema em estudo foi pouco explorado em pesquisas anteriores, existindo apenas um trabalho divulgado no Brasil. Para cumprir o objetivo do estudo foi feita uma
pesquisa documental nos relatórios de administração de empresas listadas na Bovespa no ano de 2010. Foi coletada uma amostra de empresas no endereço Bovespa, as quais possuíam relatórios de administração publicados referentes ao ano de 2010; depois da coleta foi utilizado o software Excel para sorteio de dez empresas para compor a amostragem. Após a composição das empresas
para amostragem foram coletados os relatórios de administração do ano de 2010, sendo estes separados por frases presentes nas seções narrativas do relatório da administração. Estas seções narrativas foram submetidas primeiramente a dois árbitros para identificação e codificação das frases, atribuindo ou não lócus de causalidade a fatores internos e externos às empresas. Posteriormente, as seções narrativas foram submetidas a um terceiro árbitro, para arbitramento das diferenças de opiniões entre os dois primeiros. Um dos aspectos que diferenciam o presente estudo é a consideração de informações neutras, presentes nas seções narrativas dos relatórios
da administração. Os resultados comprovam evidências consideráveis de que as empresas utilizam informações qualitativas para gerenciamento da sua imagem no mercado, em que notícias favoráveis ao desempenho foram atribuídas em grande maioria a fatores internos, e notícias desfavoráveis foram atribuídas a fatores externos. No contexto de desempenho positivo, notícias favoráveis
são atribuíveis a fatores internos, e no contexto de desempenho negativo, notícias desfavoráveis são atribuídas a causas externas. As frases neutras, sem lócus de causalidade, na sua grande maioria, se referem a empresas com desempenho negativo, resultado este que diferencia o trabalho dos demais existentes.

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Publicado

2015-12-15

Como Citar

Castro, W. A. de, Menezes, T. A. N. de, & Assunção, J. F. (2015). Informação contábil e dissonância: um estudo qualitativo sobre a divulgação das informações nos relatórios da administração de empresas listadas na Bovespa no ano de 2010. Revista Mineira De Contabilidade, 2(50), 16–24. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/231

Edição

Seção

Artigos científicos: