PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE RELATO INTEGRADO

CONHECIMENTO, RELEVÂNCIA ACADÊMICA E IMPACTOS PARA A PROFISSÃO CONTÁBIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v25i3.1610

Palavras-chave:

Relato Integrado, Estudantes, Ciências Contábeis, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis a respeito do Relato Integrado, considerando aspectos direcionados ao conhecimento, relevância acadêmica e influxos para a profissão contábil. A pesquisa, de abordagem quantitativa, envolveu 317 estudantes de duas instituições públicas do Ceará, utilizando questionários para explorar três dimensões: conhecimento sobre Relato Integrado, sua relevância acadêmica e influxos profissionais. Os dados foram analisados por meio de Estatística Descritiva e Análise Fatorial Exploratória. Os resultados mostram que os estudantes percebem uma lacuna em seu conhecimento sobre a estrutura, conceitos e propósitos do Relato Integrado, mas reconhecem a importância significativa da academia na sua implementação. Apesar da falta de conhecimento, eles valorizam o Relato Integrado como um assunto relevante para a sua formação, visto como benéfico para a profissão contábil e essencial para a competitividade profissional futura. Assim, conclui-se que é papel das instituições de ensino superior promover a reflexão sobre o Relato Integrado nas suas estruturas curriculares, tendo em vista a relevância do tema para o atual contexto organizacional. A ausência do conhecimento sobre o Relato Integrado, que foi verificada na pesquisa, configura desvantagem competitiva perante o mercado de trabalho, limitando o escopo de atuação profissional dos estudantes egressos. Desse modo, sugere-se a atualização dos projetos pedagógicos, de modo a incluir pautas contemporâneas com foco na sustentabilidade, como é o caso do Relato Integrado.

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Biografia do Autor

Antônio Jorge Queiroz de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Joelma Leite Castelo, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Oliveira, A. J. Q. de, Aquino, C. V. M. G., Silva, C. R. M. da, & Castelo, J. L. (2024). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE RELATO INTEGRADO: CONHECIMENTO, RELEVÂNCIA ACADÊMICA E IMPACTOS PARA A PROFISSÃO CONTÁBIL. Revista Mineira De Contabilidade, 25(3), 67–79. https://doi.org/10.51320/rmc.v25i3.1610

Edição

Seção

Artigos científicos: