ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO CONTÁBIL
UMA APLICAÇÃO DO PROBLEM-BASED LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1422Palavras-chave:
Problem-Based Learning, Competências, DificuldadesResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas na aplicação do Problem-Based Learning (PBL) sob a ótica dos discentes da disciplina do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, procedeu-se mediante estudo de caso, cuja unidade de análise foi composta por 59 alunos matriculados na disciplina Controladoria Empresarial. Utilizou-se questionário, composto por perguntas abertas, como instrumento de coleta de dados. Logo após aplicação, as respostas foram transcritas para um arquivo digital e submetidas a codificação aberta no software ATLAS.ti®, a fim de se realizar a análise de conteúdo. Em síntese, os resultados evidenciaram que as competências desenvolvidas pelos estudantes, por meio do método PBL, foram: pensamento crítico, trabalho em equipe, capacidade de compreender e resolver problemas, aprendizagem autônoma, reconhecer diferentes pontos de vista, planejamento, liderança, interdisciplinaridade. Por outro lado, as dificuldades foram relacionadas à: estrutura física, aversão ao método, estudo autônomo, falta de orientação do tutor, falta de clareza das etapas do PBL, tempo de aplicação, nível de desestruturação do problema e falta de colaboração dos membros. De modo geral, constatou-se que a maioria das dificuldades encontradas estão relacionadas a aversão ao método, contudo, com o auxílio dos tutores, parte das dificuldades foram sanadas.
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