Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-08-31. Leia a versão mais recente.

ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO CONTÁBIL

UMA APLICAÇÃO DO PROBLEM-BASED LEARNING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1422

Palavras-chave:

Problem-Based Learning, Competências, Dificuldades

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as competências desenvolvidas e dificuldades encontradas na aplicação do Problem-Based Learning (PBL) sob a ótica dos discentes da disciplina do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, procedeu-se mediante estudo de caso, cuja unidade de análise foi composta por 59 alunos matriculados na disciplina Controladoria Empresarial. Utilizou-se questionário, composto por perguntas abertas, como instrumento de coleta de dados. Logo após aplicação, as respostas foram transcritas para um arquivo digital e submetidas a codificação aberta no software ATLAS.ti®, a fim de se realizar a análise de conteúdo. Em síntese, os resultados evidenciaram que as competências desenvolvidas pelos estudantes, por meio do método PBL, foram: pensamento crítico, trabalho em equipe, capacidade de compreender e resolver problemas, aprendizagem autônoma, reconhecer diferentes pontos de vista, planejamento, liderança, interdisciplinaridade. Por outro lado, as dificuldades foram relacionadas à: estrutura física, aversão ao método, estudo autônomo, falta de orientação do tutor, falta de clareza das etapas do PBL, tempo de aplicação, nível de desestruturação do problema e falta de colaboração dos membros. De modo geral, constatou-se que a maioria das dificuldades encontradas estão relacionadas a aversão ao método, contudo, com o auxílio dos tutores, parte das dificuldades foram sanadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caritsa Scartaty Moreira , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil. Graduada em Ciências Contábeis pela UFERSA, Brasil. 

Jocykleber Meireles de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Ciências Contábeis - UFRN

Graduado em Ciências Contábeis - UFPB

Aneide Oliveira Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ciências Contábeis - USP

Mestra em Administração de Empresas - FGV

Especialista em Consultoria Industrial - CEBRAE

Graduada em Ciências Contábeis - UFS

Graduada em Ciências Econômicas – UFS

Yuri Gomes Paiva Azevedo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Controladoria e Contabilidade - FEA-RP/USP

Mestre em Ciências Contábeis – UFRN

Graduado em Ciências Contábeis – UFRN

Camilla Araújo Amaral Duarte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Pós-graduanda em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Brasil. Graduada em Ciências Contábeis pela UFERSA, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Versões

Como Citar

Scartaty Moreira , C. ., Meireles de Souza, J. ., Oliveira Araújo, A. ., Gomes Paiva Azevedo, Y. ., & Araújo Amaral Duarte, C. (2023). ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO CONTÁBIL: UMA APLICAÇÃO DO PROBLEM-BASED LEARNING. Revista Mineira De Contabilidade, 24(2), 8–22. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i2.1422

Edição

Seção

Artigos científicos: