Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-04-28. Leia a versão mais recente.

A PRESENÇA DE MULHERES NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO MITIGA A SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS?

UMA ANÁLISE DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1417

Palavras-chave:

Gênero, Suavização intencional dos resultados, Uso intencional de reservas de compensação

Resumo

O presente trabalho buscou analisar a influência da presença de mulheres no conselho de administração na suavização intencional dos resultados. A amostra foi composta por 126 empresas que totalizaram 737 observações, ao considerar informações anuais de 2013 a 2018, que foram analisadas por meio da regressão de dados em painel. Foram utilizadas duas métricas de suavização de resultados que constam no trabalho de Lang, Lins e Maffett (2012). Os resultados indicaram que um terço das empresas analisadas não possuem nenhuma mulher como membro do conselho em nenhum dos períodos analisados. Além disso, a média da proporção de membros do gênero feminino foi de 9,52%. Encontrou-se que o aumento da proporção de membros do gênero feminino no conselho de administração não está relacionado com a suavização intencional dos resultados, mas reduz o uso intencional de reservas de compensação. Ou seja, apenas quando os gestores realizam a compensação de ações de manipulação dos resultados que foram praticadas em períodos passados para diminuir a oscilação do resultado do período atual. Assim, contribui-se com a prática contábil de que a diversidade de gênero pode ser um fator que aumenta a eficiência do conselho de administração no monitoramento dos gestores quanto a práticas oportunistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taise Feltes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Allison Manoel de Sousa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Suliani Rover, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Alex Mussoi Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2023-04-28

Versões

Como Citar

Feltes, T., Sousa, A. M. de, Rover, S., & Ribeiro, A. M. (2023). A PRESENÇA DE MULHERES NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO MITIGA A SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS? UMA ANÁLISE DE EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista Mineira De Contabilidade, 24(1), 24–35. https://doi.org/10.51320/rmc.v24i1.1417

Edição

Seção

Artigos científicos: