A TEMPESTIVIDADE DOS LUCROS CONTÁBEIS OBSERVADA POR MEIO DO RETORNO ANORMAL ACUMULADO E DA VARIÂNCIA DO RETORNO ANORMAL
DOI:
https://doi.org/10.51320/rmc.v22i1.1202Palavras-chave:
Estudo de Evento, Modelo de Mercado, VariânciaResumo
Nesta pesquisa foi analisada a interação entre o lucro contábil e a tempestividade da divulgação e do pagamento dos lucros aos acionistas, utilizando o retorno anormal acumulado calculado através do Modelo de Mercado (Ball e Brown, 1968) e a variância do retorno anormal (Beaver, 1968). Entende-se como tempestividade da distribuição dos lucros, o momento em que ocorreu a divulgação ou o pagamento da remuneração aos acionistas: durante o exercício corrente ou após a divulgação do resultado do exercício. Com isso, procuram-se evidências de impacto da tempestividade da distribuição do resultado do exercício na informatividade do lucro contábil. Foi aplicada a metodologia de estudo de evento em uma amostra contendo 832 eventos de empresas listadas na B3, abrangendo a divulgação dos resultados ocorridos de 2011 a 2017. As evidências apontam que a tempestividade da divulgação da remuneração aos acionistas é mais relevante do que a do pagamento, estando condizente com a Hipótese dos Mercados Eficientes. As evidências encontradas indicam que a variância do retorno anormal possibilita identificar o impacto da nova informação ao preço das ações de forma mais clara do que pelo retorno anormal acumulado, calculado pelo Modelo de Mercado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João José Ferreira Simões, Antonio Artur de Souza, Gilmar Gomes Gazoni Junior, Alfredo Sarlo Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional