O QUE EXPLICA A PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL?

Autores

  • Thiago Bruno de Jesus Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Allison Manoel de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rodrigo Rengel Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t05

Palavras-chave:

Propensão ao endividamento. Planejamento Financeiro. Jogadores profissionais de futebol.

Resumo

Este estudo objetiva verificar os fatores explicativos para a propensão ao endividamento de jogadores profissionais de futebol. Os dados são provenientes de questionários aplicados a 45 jogadores profissionais de futebol, os quais foram analisados por meio da análise fatorial e da regressão quantílica. Os resultados revelam que o exercício do poder e prestígio aumenta a propensão ao endividamento dos respondentes que têm baixa e baixíssima propensão a se endividar e que jogadores ansiosos possuem relação com a propensão ao endividamento elevado. Constatou-se ainda que a atitude com cartão de crédito está positivamente relacionada com a pouca propensão ao endividamento. As implicações teóricas versam em discutir fatores que são explicativos para a propensão ao endividamento a partir da ótica de um público específico, os jogadores de futebol. No campo prático, demonstra-se que a sensação do poder e prestígio pode ser preditor para o endividamento e que alguns jogadores gozam desta posição. Isso requer equilíbrio e consciência para não gastar em excesso. Deve-se, também, atentar para a ansiedade, uma vez que esta pode conduzir ao endividamento. Alerta-se para a necessidade de gestão das finanças ao longo da carreira ao saber que a atividade finda em período curto, o que este profissional deve pensar de forma contínua no seu pós-carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Allison Manoel de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Rodrigo Rengel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Downloads

Publicado

2020-05-15 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Silva, T. B. de J., Sousa, A. M. de, & Rengel, R. (2020). O QUE EXPLICA A PROPENSÃO AO ENDIVIDAMENTO DOS JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL?. Revista Mineira De Contabilidade, 21(1), 56–68. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t05 (Original work published 15º de maio de 2020)

Edição

Seção

Artigos científicos: