FATORES DETERMINANTES NA EVIDENCIAÇÃO DE IMPOSTOS DIFERIDOS PELAS EMPRESAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL LISTADAS NA BM&F BOVESPA
Resumo
O Setor de Construção Civil possui características peculiares, tanto do ponto de vista contábil como tributário, contendo execução de serviços a longo prazo, fato este que contribui para o reconhecimento de tributos diferidos pelas empresas do segmento. Este trabalho teve como objetivo evidenciar os principais fatos contábeis que motivaram as empresas do setor de construção civil de capital aberto a registrar diferimento de impostos em 2012. A realização desta pesquisa justifica-se pela importância das atividades desempenhadas pelo referido setor para o desenvolvimento econômico e social do país. Para tanto, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a documental, com ênfase nas Notas Explicativas do exercício 2012 disponibilizadas pelas empresas no site da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (BM&FBovespa). Foram analisadas 19 (dezenove) empresas listadas. Constatou-se que os principais fatores que determinaram o reconhecimento de Ativos Fiscais Diferidos por estas companhias foram prejuízos fiscais e base negativa de Contribuição Social, enquanto as diferenças temporárias entre o lucro tributável, reconhecido pelo regime de caixa, e a base contábil do lucro, pelo regime de competência, se tornaram o fator fundamental para registro de Passivo Fiscal Diferido. Concluiu-se que o Setor de Construção Civil apresenta particularidades que motivam o reconhecimento dessas alocações de impostos entre períodos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional