Análise da relação entre estrutura de capital, crescimento, lucratividade e valor de mercado das companhias brasileiras de capital aberto

Autores

  • Josimar Pires da Silva Universidade de Brasília - UnB
  • Daiana Cardoso Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre estrutura de capital, crescimento, lucratividade e valor da empresa das companhias brasileiras de capital aberto. Para tanto, a pesquisa contou com uma amostra de 547 empresas, com informações obtidas nos demonstrativos financeiros anuais de 2006 até 2015, extraídas do banco de dados da Economatica®. Os resultados confirmaram que existe uma relação positiva e significante entre estrutura de capital e lucratividade, e, estrutura de capital e valor da empresa, seja a estrutura de capital de forma contemporânea ou defasada. O crescimento defasado dos ativos (defasado) impacta na lucratividade das companhias e o crescimento dos ativos impacta de forma direta no valor de mercado das empresas, de forma contemporânea. Por outro lado, não se pode inferir a relação entre o crescimento dos ativos e o valor de mercado das empresas do período seguinte. Por fim, a lucratividade impacta positivamente no valor das companhias brasileiras de forma contemporânea.

 

Palavras-chave: Crescimento da Empresa. Estrutura de Capital. Lucratividade. Valor da Empresa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Pires da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB (2014). Contato: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – Prédio da FACE – Asa Norte – Brasília/DF – CEP 70.910-900.

Daiana Cardoso Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2015). Contato: Rua Pedro Gama, 285, Centro, Nova Xavantina, MT, CEP: 78.690-000.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Silva, J. P. da, & Silva, D. C. (2017). Análise da relação entre estrutura de capital, crescimento, lucratividade e valor de mercado das companhias brasileiras de capital aberto. Revista Mineira De Contabilidade, 18(1), 15–25. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/631

Edição

Seção

Artigos científicos: