REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS E O DESEMPENHO DE COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS CLASSIFICADAS NOS NÍVEIS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA

Autores

Resumo

Com este trabalho, buscou-se examinar a relação entre a remuneração dos executivos e o desempenho de companhias abertas brasileiras listadas nos níveis de governança corporativa da BM&FBovespa. Foram analisadas as remunerações dos executivos e determinados indicadores econômico-financeiros de 143 companhias não financeiras, referentes ao período compreendido entre 2010 e 2013. Os dados foram analisados por meio de regressão linear múltipla, com o emprego da técnica estatística de panel data, cujos resultados permitiram inferir que há uma relação positiva e estatisticamente significativa entre a remuneração dos executivos e o retorno sobre o patrimônio líquido, o ativo total e os níveis de governança em que essas organizações estão inseridas. Isso demonstra que os executivos tendem a demandar esforços em busca de melhorias na performance econômico-financeira das companhias sob sua gestão, de modo a maximizar seus próprios rendimentos. Em outro norte, as variáveis referentes à alavancagem financeira, ao retorno sobre o ativo e ao lucro por ação apresentaram-se estatisticamente não significativas, o que pode demonstrar, entre outras coisas, que talvez a remuneração dos executivos não esteja associada ao desempenho dessas variáveis, em virtude da falta de benefícios que recompensem os esforços necessários para melhorias desses indicadores, além de evidenciar que pode haver conflitos de agência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalyson Renan Bitencourt Machado, Faculdade Católica do Tocantins

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MBA em Controladoria Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Católica do Tocantins.

Pablo Rogers, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Docente da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Machado, T. R. B., & Rogers, P. (2016). REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS E O DESEMPENHO DE COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS CLASSIFICADAS NOS NÍVEIS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA. Revista Mineira De Contabilidade, 17(1), 5–13. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/243

Edição

Seção

Artigos científicos: