RECONHECIMENTO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: UMA ANÁLISE SOBRE O VALUE RELEVANCE NO BRASIL

Autores

  • Harlan Azevedo Herculano Universidade Federal de Campina Grande
  • Marcio Roberto Piccoli Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a influência dos ativos intangíveis reconhecidos após a adoção obrigatória das International Financial Reporting Standards (IFRS) e a relevância da informação contábil no mercado de capitais brasileiro. O estudo iniciou-se a partir da identificação dos trabalhos já feitos sobre o tema em outros países, e justifica-se pela importância da abordagem do value relevance após a adoção das IFRS em um mercado de capitais emergente. O procedimento metodológico caracteriza a pesquisa como descritiva, com uso de técnica estatística por meio de testes de correlação de Pearson e regressão múltipla para a análise dos resultados. Na amostra foram selecionados dados trimestrais das 100 empresas não financeiras mais líquidas listadas na BM&FBovespa, no período de 2010 a 2012. No resultado evidencia-se que há relação positiva e significativa entre os valores identificados dos ativos intangíveis reconhecidos e o valor de mercado. No entanto, não há relação significativa com o reconhecimento do goodwill.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harlan Azevedo Herculano, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter- Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UFPB, UFRN, UFPE, UnB. Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Marcio Roberto Piccoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestre em Ciências Contábeis (FURB). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Herculano, H. A., & Piccoli, M. R. (2016). RECONHECIMENTO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: UMA ANÁLISE SOBRE O VALUE RELEVANCE NO BRASIL. Revista Mineira De Contabilidade, 17(1), 62–72. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/214

Edição

Seção

Artigos científicos: