UM ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO-FINANCEIRO DE HOSPITAIS SEM FINS LUCRATIVOS NO BRASIL

Autores

  • Déborah Mara Siade Barbosa NEGEC - Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis
  • Antônio Artur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Eduardo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG http://orcid.org/0000-0001-6969-6972

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v22i3.1252

Palavras-chave:

Análise fatorial por componentes principais, Taxa Média de Permanência, Gestão hospitalar

Resumo

O presente estudo teve por objetivo determinar as variáveis que melhor explicam o desempenho operacional e econômico-financeiro dos hospitais sem fins lucrativos, para com isso, sugerir a construção de um índice de desempenho destas instituições brasileiras. Para tanto, utilizou-se de uma amostra de 63 hospitais sem fins lucrativos, no período de 2006 a 2015 e uma análise fatorial por componentes principais (ACP) com dados em painel não balanceado. Como resultados, obteve-se quatro variáveis econômico-financeiras (Estrutura de Capital/Rentabilidade, Liquidez, Rotatividade e Eficiência dos Ativos) e duas variáveis operacionais (Permanência/Mortalidade e Eficiência Operacional). A variável Estrutura de Capital/Rentabilidade correspondeu a 37,1% da variância explicada, enquanto as variáveis Liquidez, Rotatividade e Eficiência dos Ativos corresponderam a 23,5%, 14,5% e 14,5%, respectivamente. Já as variáveis Permanência/Mortalidade e Eficiência Operacional explicaram 47,47% e 44,49%, nessa ordem. Por meio dos índices econômico-financeiro e operacional, observou-se valores abaixo da média em 50% da amostra, evidenciando que metade das observações exibe desempenho econômico-financeiro e operacional que merecem atenção dos gestores dos hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Mara Siade Barbosa, NEGEC - Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis

NEGEC - Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis - Universidade Federal de Minas Gerais

Antônio Artur de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais

João Eduardo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Administração/Finanças na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual desenvolve estudos nas áreas de Finanças Corporativas e de Mercado. Mestre em Administração/Finanças no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Grupo de Pesquisas em Investimentos e Finanças de Mercado da UFMG, Membro do grupo de estudos temáticos em finanças do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) e Membro do Grupo de Pesquisa Finance Research Group (GFIN) do CEFET-MG.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Barbosa, D. M. S., Souza, A. A. de, & Ribeiro, J. E. (2021). UM ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OPERACIONAL E ECONÔMICO-FINANCEIRO DE HOSPITAIS SEM FINS LUCRATIVOS NO BRASIL. Revista Mineira De Contabilidade, 22(3), 72–85. https://doi.org/10.51320/rmc.v22i3.1252

Edição

Seção

Artigos científicos: