EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS INGRESSANTES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t06

Palavras-chave:

Expectativas profissionais, Estudante de Ciências Contábeis, Perfil do ingressante, Recompensas profissionais.

Resumo

Na área de contabilidade, a demanda é por profissionais qualificados, providos de habilidades, conhecimentos específicos e que estejam preparados para enfrentar as questões envolvendo as atribuições da área em que atuam, podendo gerar a expectativa de uma boa remuneração, estabilidade e segurança no emprego. Diante disso, este estudo teve como objetivo investigar quais são as expectativas profissionais dos alunos que ingressaram, em 2018, no curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior pública. Neste sentido, espera-se que identificar as expectativas profissionais dos estudantes ingressantes possa colaborar com a instituição e seus docentes, pois conhecendo as pretensões dos estudantes, é possível realizar uma adequação nos projetos pedagógicos, tornando-os mais adequados ao perfil desses discentes e buscando atender melhor aos seus interesses. Trata-se de uma investigação descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa, sendo utilizada na análise a estatística descritiva e a análise fatorial exploratória. Dessa forma, os resultados revelam que a maioria dos alunos é do gênero feminino e tem até 25 anos de idade. Suas expectativas indicam interesse em prestar concursos públicos e atuar na área financeira e de auditoria, tendo pouco interesse nas áreas trabalhista e de contabilidade do agronegócio. Sobre as recompensas profissionais esperadas, grande parte dos estudantes deseja ganhar um bom salário e demais benefícios. Já por meio da análise fatorial, observou-se que as expectativas profissionais dos estudantes se relacionam com a atuação em empresas de terceiros, na condição de profissional liberal e com cargos que proporcionem status e estabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Especialista em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Pós-Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016), possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012), possui mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1994). É professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atua na graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial e educação e pesquisa em contabilidade.

Downloads

Publicado

2020-05-15 — Atualizado em 2020-12-16

Versões

Como Citar

Ferreira, D., Quintana, A. C., Cruz, A. P. C. da, & Gomes, D. G. de. (2020). EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS INGRESSANTES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Mineira De Contabilidade, 21(1), 69–81. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2020v21n1t06 (Original work published 15º de maio de 2020)

Edição

Seção

Artigos científicos: