PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE PASSIVO AMBIENTAL E CPC 25 ENTRE 2001 E 2013 NO BRASIL

Autores

  • Yarles Jean Piona UFES
  • Gabriel Moreira Campos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Donizete Reina UFES

Resumo

Este estudo buscou revelar um panorama das pesquisas publicadas com o tema Passivo Ambiental e CPC 25 no cenário nacional. A crescente preocupação com as questões de responsabilidade socioambiental tem incentivado o desenvolvimento de pesquisas científicas nesse campo. A justificativa é oferecer um mapeamento dos autores mais significativos na área e o direcionamento de como estão as tendências das pesquisas relacionadas ao tema proposto, para pesquisadores e os demais usuários interessados em uma fonte para novos trabalhos. O objetivo desta pesquisa foi: apresentar um panorama dos estudos publicados em relação ao tema passivo ambiental e CPC 25 no cenário brasileiro, entre os anos de 2001 e 2013, em periódicos e congressos nacionais. Para desenvolvimento deste trabalho foi feito um estudo bibliométrico com mapeamento de trabalhos acadêmicos publicados em revistas científicas brasileiras, anais do EnANPAD, Congresso USP e da Base Scielo. A pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, a fonte de coleta de dados é de natureza secundária, sendo executada análise documental, aplicação da técnica de análise de conteúdo e a abordagem dos dados com característica qualitativa. Como principal resultado verificou-se que: 60% dos trabalhos são de característica exploratória; 67,5% são estudos práticos; 95% são voltados para o passivo ambiental. Já no mapeamento constatou-se que os artigos têm como limitações a fonte de coletas de dados e que os resultados não são generalizáveis, sendo que os principais são a ausência de informações nos relatórios e os impactos sofridos pelo meio ambiente.

Palavras-chave: Passivo ambiental. Panorama de pesquisa. CPC 25.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yarles Jean Piona, UFES

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Gabriel Moreira Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Professor Efetivo do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Donizete Reina, UFES

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor Assistente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Piona, Y. J., Campos, G. M., & Reina, D. (2016). PANORAMA DA PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE PASSIVO AMBIENTAL E CPC 25 ENTRE 2001 E 2013 NO BRASIL. Revista Mineira De Contabilidade, 17(1), 39–49. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/85

Edição

Seção

Artigos científicos: