PERFIL E COMPETÊNCIAS DO CONTROLLER EM EMPRESAS NO RECIFE
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t05Palabras clave:
Controladoria, controllers, competências.Resumen
O estudo da Controladoria, bem como o conhecimento do perfil e competências exigidas aos controllers no desempenho de suas atividades, tem interessado inúmeros pesquisadores na atualidade. O objetivo deste trabalho foi levantar as competências mais utilizadas pelos Controllers no exercício de suas atividades em empresas no Recife, Pernambuco. A metodologia utilizada foi descritiva e exploratória, por meio de uma survey em 30 empresas. Foi utilizada a classificação de Fleury e Fleury (2011) de competências individuais: Sociais, Técnico-profissionais e de Negócio. As Sociais estão relacionadas ao comportamento social do indivíduo e capacidade de interagir com as pessoas; As Técnicas relacionadas com o conhecimento técnico da área, como: financeiro, contábil, de custos, etc.; E as competências de Negócio estão relacionadas à atuação do indivíduo junto à estratégia empresarial, desenvolvimento e inovação organizacional. Os resultados da pesquisa mostraram que os controllers são maioria mulheres, jovens, graduadas em Administração, Ciências Contábeis e Direito, com experiência na área entre 10 e 20 anos. As Competências Sociais foram identificadas com maior intensidade de uso dentre todas as demais, com praticamente nenhuma delas não sendo usada. Entre as competências de Negócio, a maioria dos participantes afirmou que usa muito as competências: tem capacidade de tomar decisão com imparcialidade e pensa e age estrategicamente. E entre as Competências Técnicas, a maioria usa muito as competências: gerencia indicadores de desempenho, assessora a cúpula administrativa e fornece suporte informacional à gestão organizacional, demonstrando que os profissionais que atam nas atividades de Controladoria estão desenvolvendo atividades gerenciais e de apoio à alta administração.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2020-12-16 (2)
- 2018-12-21 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim, Anália Regina de Lima Oliveira, Suely Maria Silva Manzi, Melina França Cabral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional