PRINCIPAIS ASSUNTOS DE AUDITORIA: EXPECTATIVAS DOS AUDITORES INDEPENDENTES QUANTO AO NOVO RELATÓRIO DE AUDITORIA
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2018v19n3t06Resumen
Diante da recente divulgação da NBC TA 701 que trata sobre os principais assuntos de auditoria, o presente estudo teve como objetivo analisar quais as expectativas dos auditores independentes quanto ao novo relatório de auditoria independente (NRA) e os efeitos no planejamento e honorários do serviço. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, com procedimentos bibliográficos e de campo com abordagem qualitativa. Para alcançar o objetivo foi aplicado um questionário para 63 auditores independentes com maior tempo de experiência no mercado e com cargos em nível de planejamento de auditoria. Os profissionais relataram sobre o planejamento e honorários de auditoria, indicando provável aumento quando há alta complexidade dos negócios, maior porte do cliente, quando é realizada a primeira auditoria e quando o cliente é vinculado a agências reguladoras. Por outro lado, entendem que uma empresa com melhores práticas de governança provavelmente terá menores custos com remuneração dos auditores, pois há previsão de menores riscos do negócio. Quanto aos efeitos dos principais assuntos de auditoria no planejamento e honorários, verificou-se que a percepção geral é que a maioria entende que não haverá efeitos relevantes nos honorários de auditoria. Por outro lado, a maioria também entende que terão efeitos no planejamento de auditoria devido principalmente a participação de auditores seniores ou sócios nas discussões com a empresa auditada. Há também o entendimento de que a identificação de riscos do cliente e os efeitos disso na execução de auditoria já eram procedimentos realizados, e que a divulgação disso no relatório de auditoria não acarretaria em grandes efeitos no planejamento da auditoria.
Palavras-chave: Auditoria independente; Principais Assuntos de Auditoria; NBC TA 701.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2020-12-16 (2)
- 2018-12-21 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Essa licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na Revista Mineira de Contabilidade.
c) Os conceitos expressos nos artigos publicados pela RMC são de inteira responsabilidade de seus autores.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional