CONCENTRAÇÃO DO CRÉDITO EM FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: UM ESTUDO DO DESEMPENHO DOS BANCOS DAS MONTADORAS DE VEÍCULOS

Autores

  • Divane Dias dos Santos Nascimento Instituto Federal do Paraná- IFPR
  • Marcos Wagner da Fonseca Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Resumo

O crescimento do mercado consumidor de veículos no Brasil impulsionou a necessidade das operações de crédito destinadas ao financiamento destes bens. Neste cenário, os bancos são os principais intermediários financeiros responsáveis por disponibilizar aos clientes uma linha de crédito para atender esta demanda. Dentre os bancos que realizam o financiamento de veículos estão os bancos das montadoras, objeto de estudo deste artigo, que tem como objetivo identificar se a concentração de crédito em financiamento de veículos dos bancos das montadoras está associada à diferença no desempenho dos indicadores econômico-financeiros, quando comparado aos bancos diversificados. Os indicadores econômico-financeiros utilizados para medir o desempenho das instituições foram os indicadores desenvolvidos pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e utilizada a técnica estatística Test t de Student. A amostra é formada por dez instituições financeiras de montadoras de veículos e seis bancos com carteira diversificada. Os resultados demonstraram que 81% dos indicadores analisados apresentaram diferenças significativas quando comparados os bancos das montadoras e os bancos diversificados e constatou-se que os bancos das montadoras apresentaram desempenho superior aos bancos diversificados em 92% dos indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divane Dias dos Santos Nascimento, Instituto Federal do Paraná- IFPR

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em Finanças de Empresas e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente docente da área Contábil do Instituto Federal do Paraná- Campus Curitiba.

Marcos Wagner da Fonseca, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo  Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Nascimento, D. D. dos S., & Fonseca, M. W. da. (2015). CONCENTRAÇÃO DO CRÉDITO EM FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: UM ESTUDO DO DESEMPENHO DOS BANCOS DAS MONTADORAS DE VEÍCULOS. Revista Mineira De Contabilidade, 16(3), 36–49. Recuperado de https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/192

Edição

Seção

Artigos científicos: