IMPACTOS DA PANDEMIA:

FATORES QUE EXPLICAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA NO CONTEXTO DO COVID-19.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1367

Palabras clave:

Divulgação Voluntária, COVID-19, Pandemia

Resumen

A COVID-19 afetou diversos setores econômicos e os seus impactos ainda são considerados incertos. Nesse sentido, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou o Ofício Circular CVM/SNC/SEP 02/20 com orientações para as empresas de capital aberto brasileiras divulgarem nos fatos relevantes, os possíveis impactos da pandemia em suas atividades. Esse estudo tem como objetivo identificar o que motivou as empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3 a divulgarem informações voluntárias sobre a pandemia. Para isso, foram coletados manualmente os fatos relevantes divulgados pelas empresas sobre o COVID-19 no período de 01/01/2020 até 31/08/2020. As demais informações necessárias para o estudo foram obtidas através da base de dados CAPITAL IQ. Entre as 356 empresas brasileiras de capital aberto selecionadas, apenas 282 possuíam informações desejáveis para realização do estudo. Nesse sentido, foram formuladas nove hipóteses com intuito de explicar a divulgação voluntária por parte das empresas analisadas, que foram testadas a partir de análises estatísticas, univariada e multivariada, utilizando o método de regressão logística com apoio do software Stata 15. As hipóteses englobam informações individuais de cada empresa, sendo elas: auditoria, acionista controlador, setor, tamanho, internacionalização, governança corporativa, endividamento e rentabilidade. A hipótese setor apresenta-se como um diferencial no estudo, pois, segundo o Ministério da Economia, alguns setores foram mais impactados que outros durante a pandemia. Os resultados obtidos através da análise multivariada mostram que as variáveis setor, que se refere aos setores mais impactados pela pandemia, tamanho e rentabilidade (ROA) foram significantes para explicar a divulgação voluntária na pandemia. A principal contribuição do estudo consiste na evidenciação das variáveis que explicam a divulgação voluntária. Entretanto, o fato de estar situado em um momento atípico que gerou uma crise social e econômica global confere para que o trabalho tenha maior relevância.

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Publicado

2022-08-30 — Actualizado el 2023-11-30

Versiones

Cómo citar

Gonçalves de Almeida, C., & Costa de Abreu, T. (2023). IMPACTOS DA PANDEMIA:: FATORES QUE EXPLICAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA NO CONTEXTO DO COVID-19. Revista Mineira De Contabilidade, 23(2), 71–82. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1367 (Original work published 30 de agosto de 2022)

Número

Sección

Artigos científicos: