Esta es un versión antigua publicada el 2022-08-30. Consulte la versión más reciente.

Gestión de impresiones de las narrativas contables de VALE sobre la ruptura de la Represa de Brumadinho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344

Palabras clave:

Brumadinho, Narrativas Contábeis, Gerenciamento de Impressões

Resumen

Este trabalho tem como objetivo investigar como estão representadas as estratégias de gerenciamento de impressão de dissimulação, pela manipulação da facilidade de leitura e manipulação temática, nas narrativas contábeis na comunicação corporativa, quando do rompimento da barragem de Brumadinho (25 de janeiro de 2019), pertencente à empresa Vale S.A. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo de narrativas contábeis em comunicados divulgados à imprensa e relatórios anuais disponibilizados no website da empresa, publicados entre 2018 e 2019. Os resultados da pesquisa apontam que o índice de legibilidade – medido pelo Índice de Leitura de Flesch (FLF) – em todos os relatórios da empresa no período estudado é de fácil leitura. Ficou comprovada, de igual modo, a utilidade das narrativas para repassar informações econômicas baseadas na maximização da utilidade, bem como explicações comportamentais baseadas no emprego de frases emotivas e na inserção da narrativa na prática social. Os resultados são consistentes com a literatura sobre uso da facilidade de leitura e ênfase nas boas notícias, como forma de ocultar informações negativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Theiss, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2010), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012) e doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento de Ciências Contábeis e professora do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão (PPGCG). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando como professora de Contabilidade Tributária, Contabilidade e Análise de Balanço e na Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC/Artigo.

Publicado

2022-08-30

Versiones

Cómo citar

Rosso Cadorin, J., & Theiss, V. (2022). Gestión de impresiones de las narrativas contables de VALE sobre la ruptura de la Represa de Brumadinho. Revista Mineira De Contabilidade, 23(2), 32–42. https://doi.org/10.51320/rmc.v23i2.1344

Número

Sección

Artigos científicos: